Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
14° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
13° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

CDU defende Expo Feira do Município

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CDU propõe a Feira do Município de Alcobaça em vez da Feira de São Bernardo, como é conhecida, há anos.

A Coligação quer outro estilo de comemorações do dia do município e defende a aposta na “separação clara da parte religiosa e da componente histórica de Cister/São Bernardo”, admitindo que esta é uma questão “polémica para alguns, mas que lança no âmbito da campanha eleitoral às autárquicas”.

Sobre a Expo Feira do Município, a CDU propõe os “aspetos positivos da atual Feira, e que seja de coesão de todas as forças do concelho:

freguesias, instituições, emigrantes, colectividades, geminadas, artesanato.”

“As potencialidades económicas e comerciais devem poder ter espaços condignos ou então ter feiras específicas bem organizadas com os empresários e associações”, refere a coligação, em comunicado.

Para a CDU, a ligação do espaço feira-exposição ao Centro da Cidade “é um princípio a atingir, envolvendo todos os comerciantes e promovendo a criatividade para termos na cidade todas as 18 freguesias”, recordando que as comemorações da elevação de Alcobaça a cidade se fazem a 30 de agosto, já depois de terminada a Feira de S. Bernardo, e que o evento comemorativo se costuma realizar frente ao Mosteiro de Santa Maria.

Já o Feriado Municipal deve ser, segundo a CDU, “um momento de festa e convívio”, mas também deve “enaltecer instituições, trabalhadores do município, ideias e personalidades”.

“Não podemos ignorar a história e a força do património de Cister.

Pela sua expansão pelo mundo, em poucos anos, é um bom exemplo inspirador do que poderemos fazer com as nossas empresas, instituições e talentos”, refere a CDU, adiantando que também “a figura de São Bernardo deve ser respeitada”, sugerindo a realização de eventos, como Colóquios, edição de livro, investigação, para lembrar essa figura histórica.

Quanto ao espaço que recebe todos os anos a Feira de S. Bernardo, o mercoAlcobaça, a CDU refere que deve ser alvo de melhoramentos, apontando a necessidade de instalação de sanitários; arranjo dos espaços da envolvente (Quinta da Conceição, beira rio, espaço ocupado antes pela fábrica da Crisal).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça fecha 2021 com saldo positivo de 463 mil euros

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no passado dia 28, as contas da autarquia que terminou o ano de 2021 com um saldo positivo de 463,2 mil euros e reduziu a dívida em 386 mil euros. De acordo com o relatório de contas apresentado aos deputados a receita...

cma