Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Colóquio Vinhos de Cister

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A segunda edição dos Vinhos de Cister realizou-se no passado dia 20, contando com diversas atividades relacionadas com a viticultura da região de Alcobaça.

As atividades tiveram início com um colóquio em que foram debatidos diversos temas.

“O vinho na cultura dos portugueses” foi o primeiro tema a ser exposto, pela voz de Vasco d’Avillez, presidente da comissão vitivinícola da Região de Lisboa.

Vasco d’Avillez referiu que o vinho tem uma “importância basilar na cultura dos portugueses”, mesmo que não seja regularmente consumido, frisando, ainda, a importância de Alcobaça no que toca à produção de vinhos de qualidade, caraterizando a região como “fundamental e

exemplar” nesta matéria.

Já José Lopes, professor no Instituto Superior de Agronomia, referiu-se à problemática das alterações climáticas e nas estratégias de adaptação para uma boa colheita vitícola.

“Nos últimos 30 anos há redução de disponibilidades hídricas e aumento da temperatura, o que tem repercussões na maturação das vindimas – tornando-se mais rápida e precoce”, disse.

Quanto às adaptações, José Lopes aponta a tecnologia como um auxiliar imprescindível, bem como tomar atitudes segundo cada casta e deixar a ciência intervir com os seus estudos para um conhecimento mais aprofundado da vinha.

Pedro Marques, outro orador do colóquio, falou dos vinhos de cultura biológica, da sua produção e comercialização.

Segundo o especialista, o vinho branco é o mais procurado pelos estrangeiros, o que mostra que “os costumes variam de região para região e que os produtores se devem adaptar às diferentes situações”.

Helena Luzio, por seu turno, abordou o tema “vinoterapia”, tratamento que consiste numa massagem com uvas.

Além desta massagem, os benefícios do consumo de vinho tinto, que age como um antioxidante natural, (quanto mais escuro, mais antioxidantes tem), foram outras qualidades evocadas pela especialista.

Seguiu-se uma visita às vinhas da região, e um show cooking com o chefe Ricardo Raimundo, e depois a prova de vinhos.

À noite, assistiu-se à atuação do arcadia quartet da Roménia, no Mosteiro de Santa Maria, a que se seguiu uma wine party, no jardim da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno