Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 17° C
18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 17° C
16° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 17° C

Colóquio Vinhos de Cister

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A segunda edição dos Vinhos de Cister realizou-se no passado dia 20, contando com diversas atividades relacionadas com a viticultura da região de Alcobaça.

As atividades tiveram início com um colóquio em que foram debatidos diversos temas.

“O vinho na cultura dos portugueses” foi o primeiro tema a ser exposto, pela voz de Vasco d’Avillez, presidente da comissão vitivinícola da Região de Lisboa.

Vasco d’Avillez referiu que o vinho tem uma “importância basilar na cultura dos portugueses”, mesmo que não seja regularmente consumido, frisando, ainda, a importância de Alcobaça no que toca à produção de vinhos de qualidade, caraterizando a região como “fundamental e

exemplar” nesta matéria.

Já José Lopes, professor no Instituto Superior de Agronomia, referiu-se à problemática das alterações climáticas e nas estratégias de adaptação para uma boa colheita vitícola.

“Nos últimos 30 anos há redução de disponibilidades hídricas e aumento da temperatura, o que tem repercussões na maturação das vindimas – tornando-se mais rápida e precoce”, disse.

Quanto às adaptações, José Lopes aponta a tecnologia como um auxiliar imprescindível, bem como tomar atitudes segundo cada casta e deixar a ciência intervir com os seus estudos para um conhecimento mais aprofundado da vinha.

Pedro Marques, outro orador do colóquio, falou dos vinhos de cultura biológica, da sua produção e comercialização.

Segundo o especialista, o vinho branco é o mais procurado pelos estrangeiros, o que mostra que “os costumes variam de região para região e que os produtores se devem adaptar às diferentes situações”.

Helena Luzio, por seu turno, abordou o tema “vinoterapia”, tratamento que consiste numa massagem com uvas.

Além desta massagem, os benefícios do consumo de vinho tinto, que age como um antioxidante natural, (quanto mais escuro, mais antioxidantes tem), foram outras qualidades evocadas pela especialista.

Seguiu-se uma visita às vinhas da região, e um show cooking com o chefe Ricardo Raimundo, e depois a prova de vinhos.

À noite, assistiu-se à atuação do arcadia quartet da Roménia, no Mosteiro de Santa Maria, a que se seguiu uma wine party, no jardim da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CDU de Alcobaça preocupada com urgências do Hospital de Alcobaça

A CDU de Alcobaça está preocupada com a falta de resposta nas urgências do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, já que, nos próximos meses, se prevê que existam algumas alterações: As Unidades de Internamento de Curta Duração da Urgência (UCDI) poderão estar...

Hospital

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas