Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Empresa municipal confirma inspeção mas desmente apreensão de computador

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Devido ao feriado de 10 de junho, a reunião de Câmara na Nazaré realizou-se no dia seguinte, embora tenha inicialmente sido marcada para 7 de junho. O primeiro assunto foi a preocupação da Associação Nacional de Municípios Portugueses, com a qual a autarquia nazarena está solidária, em relação às verbas do Estado canalizadas para as refeições e transportes escolares. As despesas são maiores do que as verbas transferidas, pelo que a Câmara decidiu reclamar mais comparticipação estatal.

Ainda recentemente a Câmara foi obrigada a mais gastos, já que com a reorganização de constituição de turmas em Famalicão, levada a efeito pelo Agrupamento de Escolas da Nazaré, se verificou a necessidade de assegurar transporte dos alunos do 1.° ciclo dessa freguesia.

Nesta reunião, o vereador António Salvador, eleito pelo PSD, apresentou um requerimento a solicitar a entrega de informação sobre todas as despesas e cópias dos contratos relacionados, direta e indiretamente, com a preparação e concretização do processo de concurso de concessão das Águas da Nazaré, até à data do seu lançamento.

O autarca solicitou também informação e o agendamento do caso do IRS de 2011, nomeadamente acerca da devolução do IRS cobrado indevidamente pela Câmara aos munícipes. O mesmo referente à derrama de 2012, sobre a correção da cobrança efetuada indevidamente às empresas. Assuntos que o vereador “gostaria de ver resolvidos antes do final do mandato”.

António Salvador apresentou igualmente pedido de informação e agendamento sobre diversos pontos relacionados com a empresa municipal Nazaré Qualifica. Em primeiro lugar sobre a fiscalização em curso por parte da Inspeção Geral de Finanças. Depois, sobre a situação da quota na sociedade comercial Nazaré Forma (Escola Profissional da Nazaré). E por último, quanto ao relatório de gestão e contas de 2012, e documentos de prestação das contas consolidadas, e respetivos pareceres e certificações legais. Informações pedidas ao presidente da Câmara, Jorge Barroso, e ao presidente do conselho de administração da empresa municipal, Miguel Sousinha.

O vereador pediu ainda informação escrita sobre o atual estado do processo de candidatura e crédito bancário no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local.

Alguns dos assuntos ficaram por responder em próxima reunião, tendo Jorge Barroso revelado informações prestadas pela Nazaré Qualifica face a um pedido anterior dos vereadores António Salvador e António Trindade, eleito pelo PS.

“A Nazaré Qualifica esclarece que encontra-se a decorrer inspeção por parte da autoridade tributária à empresa municipal relativa aos anos 2009, 2010 e 2011. É um ato normal de fiscalização tributária no âmbito do controlo financeiro das empresas municipais. Disponibilizámos toda a informação existente. Neste momento ainda não existe qualquer relatório intercalar sobre a inspeção, sendo prematuro avançar com qualquer tipo de informação, sendo certo que não existiu qualquer apreensão de material informático ou de qualquer outra natureza [como foi sugerido em reunião anterior da Câmara]. Carece de fundamento e pode ser entendido como tentativa de denegrir imagem da Nazaré Qualifica, cuja atividade sempre decorreu na estrita defesa dos interesses do Município”, relatou o presidente da Câmara.

Sobre as contas da Nazaré Qualifica, a empresa municipal argumenta que deviam ser apresentadas até 31 de maio e iam ser transmitidas à Câmara. Foi também divulgada a alienação de 49% do capital próprio da Nazaré Forma, em quotas detidas pela empresa municipal, no valor de cerca de 20 mil euros.

António Salvador contestou: “Não sabemos se é uma inspeção normal, mas devíamos ser informados da inspeção e não fomos. Não vejo nos estatutos que a empresa municipal tenha autonomia para alienar capital. O órgão executivo tinha previamente de autorizar. Espero que o ato não seja nulo por falta de competência. Como é que foi fixado o preço do valor da quota vendida? A quem vendeu?”.

O vereador também argumentou que a consolidação de contas da Câmara tem de ser feita em abril, não percebendo como é que, nessas circunstâncias, o relatório de contas da empresa municipal pode ser apresentado em maio. De qualquer forma, frisou, “estamos a 11 de junho e não foi apresentado pelo presidente da Câmara”.

Antes do final da reunião, o presidente da Câmara disse que irá propor a anulação do concurso de concessão e exploração de parquímetros por privados, uma vez que houve atraso na elaboração do caderno de encargos, defendendo que devido à proximidade das eleições autárquicas, entendeu ser uma decisão que não devia ser tomada por este executivo.

A medida acaba por ir ao encontro da pretensão do vereador António Trindade, que defendia o mesmo, embora com outros argumentos: “É difícil de compreender que depois de terem sido feitos investimentos elevados pelos serviços municipais na compra dos equipamentos relacionados com os parquímetros e se saber dos resultados financeiros positivos da sua operação, se pretenda entregar a sua exploração a privados. É incompreensível”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn