Joaquim Beato falava na apresentação da plataforma, no Edifício Epic, em Óbidos. Para o responsável, “esta solução tecnológica, gratuita para as empresas é uma ferramenta muito importante para marcar a região Oeste”. “As regiões têm que ser representadas e a AIRO consegue ser uma força dinâmica”, disse, acrescentando que o novo portal pretende ser “um instrumento importante para todo o tecido empresarial do Oeste”.
O novo portal, que possibilita a criação gratuita de uma página de internet com toda a informação sobre as empresas, os seus produtos ou serviços, contatos e outras informações, é um dos produtos criados no âmbito do Oeste Ativo. Trata-se de uma iniciativa da AIRO em conjunto com o IPL – Instituto Politécnico de Leiria, tendo diversos parceiros que em rede visam a regeneração do tecido empresarial e catapultar as atividades económicas neste território.
Pedro Manuel, da MakeWise – empresa de engenharia informática, responsável pela criação desta plataforma, apresentou o novo portal, que abrange os 12 concelhos do Oeste. Segundo este responsável, o grande objetivo é criar uma ferramenta onde as empresas possam colocar a sua informação. “Esta solução tecnológica, gratuita para as empresas, permitirá uma solução multiplataforma com um conjunto de ferramentas que permitirão as empresas criarem um site, catálogo de produtos (montra virtual), apresentar e divulgar eventos, lançar produtos, criar QR-codes, lançar ideias, desafios e ainda ter presença em smartphones pela disponibilização de aplicações móveis gratuitas, entre outras”, explicou.
O jornal digital, Oeste Global que integra o grupo Oeste Capital (notícias da Agência Lusa, Jornal das Caldas e Região da Nazaré) que abrange os 12 concelhos do Oeste é o parceiro comunicacional do portal Oeste Ativo. “Toda a informação noticiosa que alimenta o canal de notícias do Oeste Ativo vem do Oeste Global”, disse, Pedro Manuel, da MakeWise, adiantando que “é uma vantagem para os empresários porque ao colocarem uma notícia da sua empresa no Oeste Ativo ela também vai ficar disponível no Oeste Global”.
Vídeos de promoção de pratos feitos com produtos da região
Nesta iniciativa, no âmbito de produtos criados no âmbito do Oeste ativo, Francisco Dias, do IPL, fez uma apresentação de vídeos de promoção do Oeste.
Tempura de peixe, Aromas de caldeirada no forno, Peras bêbadas em Ginja de Óbidos, foram os pratos escolhidos pelos alunos de Restauração e Catering que frequentam a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche para fazer pequenos vídeos promocionais dos produtos da região. Os filmes para restauração, intitulados “Delícias em vídeo”, são um projeto que utiliza as novas tecnologias, cada vez mais determinantes na promoção dos destinos turísticos. “Os resultados são vídeos de curta duração que mostram e explicam como se faz o prato”. Cada filme tem o custo de 600 euros. “Os vídeos criam água na boca, são muito profissionais, atrativos e tudo o que se vai comer vê-se no filme”, disse Francisco Dias, que considera que estes filmes adaptam-se aos restaurantes que querem divulgar alguns pratos especiais. “O ideal é que cada restaurante gaste cerca de mil euros e seja inovador e criativo, porque é uma excelente forma de promover os pratos”, disse.
Francisco Dias apresentou ainda os filmes promocionais do Oeste de curta duração, ilustrados com imagens, música e efeitos sonoros e que também contam com a voz do narrador que fala em inglês. Artes e tradições, artesanato do Oeste, surf, vinhas, moinhos de vento e pesca foram algumas das temáticas escolhidas pelos promotores. A originalidade do projeto reside no facto de pretenderem com estes filmes criar condições promocionais para que os cineastas venham filmar no Oeste. “O Oeste pode ser um roteiro de localizações cinematográficas”, disse Francisco Dias, acrescentando que pretendem “disponibilizar aos produtores cinematográficos, principalmente estrangeiros, as imagens dos melhores locais para filmagens na região Oeste e que sirvam de material de promoção da Região Oeste em Festivais de Cinema”. “Por exemplo, Óbidos pelo medieval, Peniche pelas ondas e peixe e Nazaré pela praia e ondas e os moinhos de vento, tudo isto tem uma base cénica para cinema”, adiantou.
Os filmes promocionais vão brevemente poder ser vistos no novo portal: www.oesteativo.com
0 Comentários