Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 13° C
17° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C

Associação “Portugal Fresh!” apresenta-se aos produtores

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Portugal Fresh! – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, constituída em dezembro de 2010, realizou no passado dia 11 de abril uma sessão de esclarecimento, no parque de negócios em Alcobaça, para se apresentar e chamar mais produtores ao projeto Portugal Fresh.

A Associação nasceu da necessidade e oportunidade, sentida pelo tecido empresarial, de evidenciar a potencialidade dos produtos nacionais, com base numa nova abordagem promocional da qualidade e unicidade do que é português. Unir as empresas do setor em prol de um objetivo comum, a valorização da origem “Portugal” e das características dos produtos, foi outro objetivo da constituição desta associação.

O setor representa 36% do valor da produção agrícola nacional, e 61% do valor da produção vegetal, gerando um volume de negócios superior a

2.300 milhões de euros.

Gerador de emprego de mão de obra especializada e jovem, o setor começa, também, a evidenciar a sua tendência exportadora.

José Canha, um dos responsáveis pela associação, dirigiu a sua comunicação para o incentivo aos colaboradores do projeto Portugal Fresh, que “canaliza a sua motivação para conquistar relevância para o setor, promover as exportações, mas também para incentivar ao consumo de fruta e legumes, principalmente junto dos mais jovens.”

Sobre os mercados, José Canha chamou a atenção para a importância crescente de Marrocos.

“É um mercado a que é preciso estar atento”declarou, explicando, de seguida que se trata de um mercado com “potencial, devido à juventude, formação e interesse pela internacionalização, por parte da população marroquina”.

Por sua vez, Pedro Falcato, outro dirigente da associação, falou na necessidade de se ser “assertivo na internacionalização” do produto nacional, defendendo que se “deve escolher apenas uma direção no início do processo”.

Para o dirigente “a análise de mercado é muito importante, pelo que uma reflexão sobre o investimento que se vai fazer” é crucial.

Além dos dirigentes da associação Portugal Fresh! esteve também presente um dos responsáveis pela Teciplante e director da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais, Ricardo Silvestre.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maçã de Alcobaça apresentou-se na Feira Fruit Attraction em Madrid

Feira Fruit Attraction, um dos maiores certames de marketing de produtos agrícolas (frutas e vegetais) do mundo, decorreu no pavilhão da IFEMA Madrid, de 4 e 6 de outubro, e Alcobaça esteve presente com um dos seus produtos frutícolas de marca. O evento contou com...

anexo sem nome 00056

A maçã de Alcobaça é a que consome menos água a nível europeu

A produção da Maçã de Alcobaça faz uso eficiente da rega. Em média, 60 litros de água dão para cultivar um quilo de maçãs de Alcobaça. Em Espanha, para produzir um quilo do mesmo fruto são precisos 250 litros de água. “Somos a região da Europa, claramente, que usa...

maca