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Maçã de Alcobaça impulsiona venda de bolo de Empresa da Benedita

Paulo Alexandre

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A Empresa “Vários Sabores”, da Benedita, registou um aumento nas vendas da Tarte de Maçã desde que a passou a produzir o doce com o produto de origem certificada “maçã de Alcobaça”. Em apenas dois anos, a produção anual passou para das 3 mil para as 40 mil unidades, correspondendo a um crescimento de aproximadamente 1000 % no período. A exposição do produto em várias cadeias de distribuição, a fidelização do cliente ao produto e a qualidade reconhecida à maçã de Alcobaça são três das razões apontadas para o sucesso de vendas.

A empresa está a estudar a comercialização de novos produtos, associados à maçã de Alcobaça, como a “Maçã de Alcobaça Assada” ou o “Maçã de Alcobaça Bêbeda”, podendo a exportação ser outra hipótese.

Jorge Soares, da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, congratula-se com o sucesso deste caso que se “enquadra no projeto da associação, de criar novas oportunidades de negócio à comunidade, de modo a que se desenvolvam produtos a partir da maçã de alcobaça, e se enquadrem dentro de uma gastronomia que seja diferenciadora”.

A Tarte de Maçã de Alcobaça surgiu no âmbito de um convite da Associação (APMA) a algumas empresas, há dois anos, de onde nasceram os produtos “doces de maçã de Alcobaça”, “licor de maça de Alcobaça, entre outros.

“A partir do momento em que esta empresa se propôs fazer a tarte com maçã de alcobaça conseguiu reconhecimento pelo produto e multiplicar as vendas”, disse Jorge Soares, para quem este produto “é um bom exemplo para a economia regional, para os produtores e para os empresários que queiram desenvolver oferta a partir da matéria-prima que temos”.

A entrada do produto Maçã de Alcobaça nos hábitos de consumo está também a registar sucessos.

“Hoje, além das maçãs que entram em casa das famílias com a marca maçã de Alcobaça, há os sumos naturais, e meio milhão de embalagens da maçã que se vendem na McDonalds. A marca e a designação está em centenas de lares e em vários locais do país, e este é mais uma forma de promover o nosso produto”, refere.

A APMA participou, recentemente, numa iniciativa do Movimento Cívico Viver Alcobaça, onde desafiou Alcobaça a estimular pequenas atividades e oportunidades, que podem ser geradores de emprego.

“Poderíamos ficar na história a partir da capacidade de darmos mais destinos às maçãs e promovermos, ao mesmo tempo, hábitos alimentares saudáveis. E porque não Alcobaça ficar no mapa do país como a região em que a restauração se diferencia por fazer, com excelência, pratos com base nas maçãs? Em vez de fazer como todos, pratos acompanhados de fritos”.

Trata-se de mais um projeto de promoção e estimulo ao consumo de Maçã de Alcobaça, de produtos nacionais e particularmente de produtos tradicionais.

“A APMA dá continuidade a um projeto que visa também incentivar hábitos alimentares inovadores, onde as qualidades organoléticas e culinárias da Maçã de Alcobaça possam ser aproveitadas e realçadas”, disse Jorge Soares.

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