Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Populares querem impugnar concessão da água a privados no concelho da Nazaré

LUSA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo de seis pessoas interpôs no Tribunal Administrativo de Leiria uma ação popular para impugnar o processo de concessão da água a privados no concelho da Nazaré, com a autarquia a assegurar que desconhece o processo.

A “falta de transparência” e “procedimentos incorretos, como a falta de discussão pública de um tema que não foi sufragado pela população”, são dois dos motivos que levaram o grupo a avançar com a ação que pretende impugnar o procedimento para a concessão do sistema de água.

Em causa está o facto de a Câmara e a Assembleia Municipal (AM) da Nazaré terem aprovado o lançamento de um concurso público internacional “para a concessão da exploração e gestão dos serviços públicos de distribuição de água e da recolha de águas” sem “prévia audiência pública da população do município”, pode ler-se no processo a que a agência Lusa teve acesso.

Para os seis mentores da ação (Walter Chicharro, Salvador Formiga, Vítor Vieira, Orlando Rodrigues, António Varela e Rosa Varela), trata-se de “uma violação do direito de participação procedimental”, sobre a qual querem que o Tribunal Administrativo se pronuncie.

Fonte ligada ao processo assegurou hoje à Lusa que “o juiz já fez um despacho para que a Câmara envie os documentos do procedimento concursal”, mas a citação poderá não ter ainda sido entregue à autarquia, cujo presidente, Jorge Barroso, disse não ter “conhecimento de qualquer processo”.

A Câmara disporá de um mês, após a citação, para juntar os documentos que, segundo a mesma fonte, “não deixam dúvidas sobre a violação, já que provam que houve uma deliberação na Câmara a 17 de setembro [de 2012] que foi aprovada a 29 do mesmo mês pela Assembleia Municipal, sem que o público tenha tipo oportunidade de se pronunciar”.

Para os subscritores da ação popular, “não há qualquer dúvida de que a população deve ser chamada a pronunciar-se sobre este assunto”, tanto mais que, além de várias ações de protesto, foi entregue uma petição “com 1.200 assinaturas” para “evitar que a rede de saneamento e abastecimento de água no concelho da Nazaré, investimento público na sua totalidade, venha a servir para proporcionar lucros a uma empresa privada”.

Apesar da contestação, a Câmara da Nazaré tem defendido a concessão, alegando o presidente, Jorge Barroso, que tal “contribuirá para que a população pague um tarifário mais baixo” e permitirá acautelar a existência de balcões de proximidade em todo o concelho e a manutenção de um piquete de avarias.

O contrato de concessão prevê ainda um plano de investimentos na rede de água e saneamento, ao longo dos 30 anos de concessão.

Cabe agora ao Tribunal Administrativo de Leiria pronunciar-se sobre se o procedimento “está ou não ferido de nulidade” e se, em caso afirmativo, serão “anuladas as decisões tomadas”, como esperam os seis responsáveis pelo processo.

DYA // JLG.

Lusa/fim

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal