Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
Carne de vaca picada

Enganosa, num talho perto de si

DECO

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um estudo a carne de vaca já picada vendida a granel em 34 talhos da Grande Lisboa e Grande Porto, realizado pela DECO PROTESTE, trouxe a lume resultados alarmantes, já comunicados à Autoridade de Segurança Alimentar e Eco¬nómica, à Secretaria de Estado da Alimentação e da Investi¬gação Agroalimentar e aos grupos parlamentares. Nenhuma das amostras de carne de vaca picada passou na avaliação em laboratório. Conservação a temperaturas elevadas, más prestações na higiene e conservação e utilização de sulfitos são o cenário preocupante encontrado.

Segundo a lei, a carne picada deve ser conservada, no máximo, a 2°C. Mas qualquer analogia com a realidade ve­rificada é pura ficção: só 8 estabelecimentos respeitavam a lei. Os restantes 26 revelaram temperaturas superiores. Na Grande Lisboa, a média foi de 4,6°C e, no Grande Porto, de 6,3°C. Na maioria, a temperatura indicada nos expositores era bastante inferior ao medido pela DECO PROTESTE.

Para avaliar a higiene e conservação, realizaram-se aná­lises microbiológicas: nenhuma amostra de carne picada passou no exame. Um panorama abundante de microrganis­mos, alguns potencialmente patogénicos. Quase um quarto das amostras continha Salmonella, desrespeitando a lei. Na maioria, o problema remedeia-se com a confeção, mas é preciso cuidado com a manipulação e cozinhar bem.

Os sulfitos, conservantes usados como inibidores de mi­crorganismos, são interditos na carne picada, pois restau­ram a cor primitiva e dão a aparência de produtos frescos, quando podem não o ser. São, portanto, enganosos. Não só 60% das amostras continham estes aditivos, como as quantidades utilizadas eram enormes. Podem causar dores de cabeça, náuseas, problemas cutâneos ou digestivos e crises de asma em pessoas sensíveis. A indicação da sua utilização é obrigatória. É inaceitável que um produto alimentar seja o espelho inequívoco do desprezo pelas temperaturas adequadas de conservação, utilização de práticas ilegais e higiene e con­servação deploráveis.

Dos resultados catastróficos deste estudo saem duas cer­tezas, segundo a DECO PROTESTE: a primeira é exigir ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Orde­namento do Território a proibição da venda de carne pre­viamente picada a granel. A segunda é desaconselhar a compra. A fiscalização falhou. Ao nível microbiológico, a lei tem de ser mais abrangente, dado só contemplar a Samo­nella. Encontrámos outros microrganismos potencialmente patogénicos, como a Listéria monocytogenes, indicadores de contaminação fecal, como E. coli, e elevado número de bactérias. O abandono, na década de 90, da obrigação da venda da carne picada apenas à vista e a pedido do consu­midor, revelou-se um erro, tal como a DECO PROTESTE de­nunciou na altura. Os resultados estão à vista.

www.deco.proteste.pt

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com Direito do Consumo ou em apresentar eventuais problemas, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da Delegação Regional de Santarém da DECO na Rua Pedro de Santarém, 59, 1.º Dtº., 2000-223 Santarém (E-mail: deco.santarem@deco.pt / Tel.: 243 329 950)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1