Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
19° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

PCP Alcobaça pede reforço da ação das freguesias em vez da extinção

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As fusões da freguesia da Vestiaria com Alcobaça; de Cós, Alpedriz e Montes; de Pataias e Martingança e das duas freguesias de Aljubarrota foram aprovadas na Assembleia da República no passado dia 7 de dezembro .

Sobre este processo de reorganização administrativa, apenas os autarcas de Prazeres e S. Vicente estiveram de acordo com a proposta de fusão, tendo os eleitos de Alpedriz e Montes manifestado o seu desacordo com a integração de Cós e apontado preferência por Pataias.

Também a Assembleia Municipal de Alcobaça tinha aprovado apenas a União das Freguesias de Alpedriz e Montes e Aljubarrota.

O PCP reagiu à aprovação da organização administrativa do concelho de Alcobaça, manifestando “oposição a esta imposição, até porque ninguém foi eleito para extinguir freguesias”.

O PCP afirma que o processo “vai gerar guerras”, responsabilizando o PS, o PSD e o CDS, “três partidos quiseram assinar a sentença de morte de muitas freguesias e municípios”.

“Coube ao PSD e ao CDS a execução desta sentença de morte, aprovando a lei n.º 22/2012 que estabelece os critérios cegos para a extinção de freguesias, mas o PS não está isento de responsabilidades, visto que, tal como o PSD e CDS, também assumiu com a troika o compromisso de reduzir significativamente o número de autarquias locais”, referem os comunistas.

O PCP recorda que este processo tem tido “resistência por parte das populações, dos autarcas e dos trabalhadores da administração local”, reafirmando “a importância da preservação das freguesias e do seu insubstituível papel na resolução dos problemas das populações”.

Para o PCP “são falsos argumentos” os que PSD/CDS usam para justificar a extinção de mil freguesias por todo o País, ao falarem, por exemplo, em “reforço da coesão territorial, quando na realidade a extinção de freguesias apenas agravará as assimetrias e as desigualdades e acentuará a desertificação”.

O PCP recomenda a continuação da luta contra a extinção das freguesias e pela defesa do Poder Local Democrático.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno