Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

O Banco Alimentar do Oeste (BAO) recolheu um total de 86.843 kg de bens alimentares

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Banco Alimentar do Oeste (BAO) recolheu um total de 86.843 kg de bens alimentares, durante o passado fim-de-semana repartidos pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.

Segundo, nota de imprensa do BAO as quantidades de alimentos recolhidos, sofreu uma quebra de apenas 1,7% em relação a igual período do ano anterior. “Os portugueses desta região continuam solidários e responderam ao apelo”, disse, Tereza Braga, vice-presidente do BAO, acrescentando que “apesar da profunda crise económica que afeta tantas famílias, continuam motivados para ajudar a minorar as dificuldades dos mais carenciados”. Para esta responsável a diminuição de 1,7% não foi “significativa”. “Dado a quantidade de sacos que chegaram à nossa sede verificámos que houve mais pessoas a dar alimentos que o ano passado só que cada saco continha menos bens”, revelou, Tereza Braga.

Nos milhares de sacos plásticos distribuídos às portas dos supermercados desta região foram entregues principalmente, arroz, massas, embalagens de leite, açúcar, azeite, óleo e enlatados.

Nesta campanha foi recolhido um total de 86.843 kg de bens alimentares, assim repartidos pelos oito concelhos: (Concelho Total Kg) Alcobaça 19.373; Bombarral 6.088; Cadaval 3.038; Caldas da Rainha 25.158; Lourinhã 12.124; Nazaré 7.332; Óbidos 3.649 e Peniche 10.081

Para além das superfícies comerciais, estivemos também presentes em diversas freguesias rurais, nomeadamente: Alvorninha, Landal e Santa Catarina(Caldas da Rainha); Bárrio, Cós, Cela e Vimeiro (Alcobaça); Figueiros, Painho, Alguber (Cadaval); Ribamar, Vimeiro, Atalaia, Lourinhã, Marteleira, Miragaia, São Bartolomeu, Santa Bárbara e Reguengo Grande(Lourinhã); Atouguia da Baleia (Peniche); Mercado do Bombarral; Famalicão (Nazaré). Nestas freguesias rurais foram recolhidos cerca de 10.340 Kg de bens alimentares.

Segundo a vice-presidente desta Instituição de solidariedade “estes resultados foram atingidos não só devido à generosidade de todos os que doaram bens alimentares, mas também dos cerca de 1.500 voluntários que, nas superfícies comerciais, nos pontos de recolha rurais, nos transportes e armazém do BAO, deram o seu tempo e energia a esta campanha e à concretização de valores de solidariedade”.

“O nosso agradecimento estende-se ainda às cerca de 60 superfícies comerciais que autorizaram a recolha de alimentos e às numerosas instituições e empresas que, de diversas formas, colaboraram em mais esta ação”, acrescentou, Tereza Braga.

De acordo com a nota de imprensa os géneros alimentares agora doados, juntamente com os excedentes alimentares recolhidos diariamente junto de produtores e comerciantes, serão distribuídos a 58 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 5.200 pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de

refeições confecionadas. “As instituições dizem que cada vez há mais casos de pessoas a pedirem alimentos e também nós na sede do BAO recebemos pessoas a pedir bens alimentares que nós encaminhamos para as instituições uma vez que não podemos distribuir diretamente às pessoas”, revelou, a vice presidente da BAO.

Até ao dia 9 de Dezembro, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome na campanha no site www.alimentestaideia.net, e na campanha “Ajuda Vale”, a decorrerem nas grandes superfícies comerciais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda