Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C

Unidade Técnica aprova redução de freguesias no Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O novo mapa das freguesias já foi apresentado à Assembleia da República, em 5 de novembro, pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT). Na página disponibilizada no sítio do Parlamento na Internet (http://app.parlamento.pt/utrat/index.html) é possível ler os pareceres das assembleias municipais (quando existiram) ou as propostas unilaterais da UTRAT (quando não existiu pronúncia municipal).
A Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo vai agregar-se ao Coto e a São Gregório/foto Vânia Lara

No anexo III percebe-se o novo mapa das freguesias, concelho a concelho (no caso das Caldas ainda não aparecia no fecho desta edição), no anexo II as respostas dos municípios às propostas da UTRAT, e no anexo I vê-se o mapa das freguesias atualmente em vigor.

Nas Caldas da Rainha, o Município era qualificado com um lugar urbano situado no território de três freguesias – Nossa Senhora do Pópulo, Santo Onofre e Tornada. Segundo a UTRAT, deveria alcançar-se uma redução de seis freguesias, sendo duas em território total ou parcial no lugar urbano.

A Assembleia Municipal entendeu que a freguesia de Tornada não deve ser considerada como situada no lugar urbano e propôs a agregação das freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório na “União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório”, apontando a sede em Nossa Senhora do Pópulo. Propõe também a agregação de Santo Onofre e Serra do Bouro na “União das Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro”, com sede em Santo Onofre. Foi ainda proposta a criação da “União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto”, resultante da agregação das freguesias, com sede em Tornada.

A UTRAT aceitou que o núcleo urbano de Caldas da Rainha “localiza-se predominantemente nas freguesias de Nossa Senhora do Pópulo e Santo Onofre e apenas uma pequena parcela na freguesia de Tornada”, apontando ser Tornada “uma freguesia de matriz rural”, pelo que atenta a classificação de Tornada como “freguesia não situada em lugar urbano”, decidiu que deveria alcançar-se apenas a redução de cinco freguesias, sendo uma território total ou parcial no lugar urbano.

Contudo, da aplicação do disposto no artigo 7º, nº1, da Lei nº 22/2012 (prerrogativa que permite que não se reduza uma freguesia que se situa parcialmente no lugar urbano de Caldas da Rainha, desde que se alcance a redução do número global de quatro freguesias), decorre que o número de freguesias a reduzir poderá ser somente quatro, tal como defendeu a Assembleia Municipal, número que a UTRAT aprovou. Passarão assim a existir doze freguesias em vez das atuais dezasseis.

Em Óbidos, onde existem nove freguesias, deverá alcançar-se a redução de duas. Trata-se da agregação das freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.

Em Peniche, passam de seis para quatro. Foi proposta a agregação das freguesias de Ajuda, Conceição e São Pedro”, numa freguesia designada por “Peniche”, com sede na cidade.

No Bombarral, passar-se-á de cinco para quatro freguesias. Atendendo que a sede da freguesia de Vale Covo é a que se encontra mais próxima da sede do Município (cerca de dois quilómetros e meio), enquanto que a que regista menos população encontra-se no extremo noroeste e não tem continuidade com freguesia onde se encontra a sede do Município, foi proposta a agregação das freguesias do Bombarral e de Vale Covo.

No Cadaval, foi proposta a passagem de dez para sete freguesias. Cercal, a menos povoada. Com 560 habitantes, junta-se à contígua freguesia de Lamas, e criam a União das Freguesias de Lamas e Cercal. Pero Moniz, a segunda com menos população – 639 habitantes, junta-se à contígua freguesia do Cadaval e criam a União das Freguesias de Cadaval e Pero Moniz. A terceira menos populosa – Figueiros, com 690 habitantes, junta-se à contígua freguesia de Painho, formando a União das Freguesias de Painho e Figueiros. Mantêm-se as freguesias de Vilar, Peral, Alguber e Vermelha.

Na Nazaré as três freguesias mantêm-se, dado que a reorganização administrativa não é obrigatória onde haja quatro ou menos freguesias.

Alcobaça está marcada na página da UTRAT com o termo “nota”, significando que este concelho aguarda eventual projeto alternativo da assembleia municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos