Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
17° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
16° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C
“Pederneira – Nazaré: 100 Anos de Concelho – 1912-2012” é o título da iniciativa

Centro Cultural de Nazaré comemora 100 Anos do Concelho com exposição

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) tem patente ao público, até ao próximo dia 18 de dezembro, uma exposição documental intitulada “Pederneira – Nazaré: 100 Anos de Concelho – 1912-2012”, iniciativa que serve para comemorar o Centenário do Concelho e é composta por documentos, fotografias e objetos ilustrativos deste marco histórico para a Nazaré.

Organizada pela Câmara Municipal da Nazaré e Juntas de Freguesia da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão, a mostra conta com a colaboração da Biblioteca da Nazaré, Museu Dr. Joaquim Manso, Lusitania – Grupo Montepio, Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, Câmara Municipal de Alcobaça, Centro de Estudos Nazarenos, Sérgio Leal Pedro e Vitor Louraço.

Breve História do Concelho da Nazaré

A origem da Nazaré enquanto concelho é relativamente recente, contudo, este manteve a sua autonomia até 6 Novembro de 1836, altura em que, por decreto provisório, foi anexado ao concelho da Maiorga. Mas, por decreto de 12 de Junho de 1837, voltou a vila da Pederneira à categoria de concelho, ficando-lhe agregadas as freguesias de Valado e Famalicão. A 24 de Outubro de 1855, uma nova reforma territorial para o serviço judicial e administrativo, fez com que o concelho da Pederneira fosse mais uma vez extinto, passando a integrar o de Alcobaça.

Mas Alcobaça ficava longe e a Praia da Nazareth prosperava, factos que contribuiriam para uma nova restauração do concelho da Pederneira, o que se efetivou por Carta de Lei de 11 de Junho de 1898, ficando este constituído pelas freguesias de Famalicão, Pederneira e Valado.

Começam, contudo, por essa altura, as tentativas de transferir o concelho da Pederneira para a Praia da Nazareth, onde se havia instalado, desde a altura da sua restauração, a sua sede.

É, depois, com a transferência dos serviços camarários para a Praia, que se inicia a “luta” para a mudança do nome do concelho de Pederneira para Nazareth. A 18 de dezembro de 1912 é “aprovado na Câmara dos Senadores, o projeto de lei, que manda chamar concelho da Nazareth ao da Pederneira”. A 21 de dezembro desse mesmo ano por “decreto de hoje, a publicar no Diário do Governo, do dia 21, o Concelho da Pederneira passa a denominar-se da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

NAZARÉ NO SEU OLHAR: lançamento no Dia do Livro

Foi no Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal da Nazaré, que o autor Diamantino Gonçalo deu a conhecer a sua nova obra poética, NAZARÉ no seu olhar, que conta com contributos de outros autores. A receita da venda do livro reverte a favor da CERCINA. No...

20220423 160214

Livro sobre o Rancho Alcôa deverá ser lançado no final do próximo ano

A Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça deverá lançar no final do próximo ano um livro sobre o Rancho Alcôa. O documento falara da história do Rancho, através de testemunhos de antigos membros e imagens da história...

rancho