Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Alcobaça pode perder até 5 freguesias

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Unidade Técnica da Assembleia da República enviou, no passado dia 7 de novembro, a proposta de eliminação de cinco freguesias no concelho de Alcobaça. A Assembleia Municipal de Alcobaça (AMA) não acordou a extinção de quatro juntas. O Governo propõe agora mais uma, e que passa pela integração da Martingança em Pataias, a que se juntam as propostas que já tinham sido discutidas pelos deputados municipais: Vestiaria une-se a Alcobaça; Prazeres e São Vicente transformam-se na freguesia de Aljubarrota, e Cós agrega-se com as freguesias de Montes e Alpedriz.

A Assembleia Municipal acordou as fusões entre Alpedriz e Montes e entre as freguesias de Aljubarrota.

Luís Castelhano, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, marcou para 23 de novembro uma reunião onde irá apresentar uma proposta alternativa, que inclui a redução de 18 para 13 freguesias.

Entretanto, na passada quinta-feira, a Martingança recusou, por unanimidade, a fusão com Pataias.

Com esta deliberação da Assembleia de Freguesia, cuja reunião “juntou mais de 300 pessoas”, Fernando Escudeiro está mandatado para defender na próxima reunião da Assembleia Municipal de Alcobaça a oposição “liminar” da sua freguesia a uma agregação com a vizinha Pataias, freguesia de onde saiu há 27 anos.

Segundo o autarca “a população mostrou vontade em acompanhá-lo à reunião”, convocada para discutir a proposta da Unidade Técnica da Reorganização Administrativa do Território.

Já Alpedriz anunciou que “vai avançar com uma providência cautelar para impedir a agregação às freguesias de Cós e Montes”, proposta pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território.

Hélder Cruz, presidente da Junta, já pediu apoio jurídico à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), no sentido de impedir, através de ação cível, a extinção da freguesia, nos moldes em que está a ser imposta.

Alpedriz e Montes tinham aprovado a fusão das freguesias, mas ambas recusaram sempre que essa agregação se estendesse a Cós.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados