Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
“Do Mar para Terra: Formas de Comunicação” celebra o Dia Nacional do Mar

Museu Dr. Joaquim Manso promove tertúlia sobre antigas técnicas de comunicação

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro, mas para o Museu Dr. Joaquim Manso as comemorações têm início na véspera, no dia 15 novembro, pelas 15h00, através da realização de uma tertúlia que terá como tema: “Do Mar para Terra: Formas de Comunicação”, sessão que retratará as antigas técnicas de comunicação entre o mar e a terra, através de sinais visuais, acústicos e radiotelegráficos.

Do que se vai falar então por aqui? Dos sistemas tradicionais (archote, fogacho e pinturas murais) utilizados pelos pescadores da Nazaré, hoje completamente substituídos por novas tecnologias, e que nesta atividade serão devolvidos ao presente pela voz de antigos pescadores: Agostinho da Nascimenta e Joaquim Estrelinha, personalidades que partilharão as suas experiências e saberes sobre processos ancestrais transmitidos oralmente de geração em geração.

Na conversa participarão ainda António Peixe, docente de “Ciências do Mar – Ambiente e Alterações Climáticas” na Universidade Sénior da Nazaré, Bruno Santos, instrutor de mergulho, e Lourenço Gorricha, Comandante da Capitania do Porto da Nazaré. A tertúlia “Do Mar para Terra: Formas de Comunicação” é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Centro e Museu Dr. Joaquim Manso, que tem a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, Universidade Sénior da Nazaré e Capitania do Porto da Nazaré.

Dia Nacional do Mar: desde quando?

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Novo disco dos The Gift chega às plataformas de streaming

CORAL, o novo disco dos The Gift, editado no passado dia 14 de setembro, apenas disponível em exclusivo na App REV, já chegou a todas as plataformas de streaming. O novo trabalho de estúdio da banda de Alcobaça conta com um conceito único, no qual arriscaram a...

indice