Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 13° C
16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
Mosteiro de Alcobaça recebe mais uma vez o evento de 15 a 18 de novembro

14ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Não é apenas um dos eventos mais bem sucedidos e aguardados do ano em Alcobaça, é também provavelmente o mais visitado de todos (nas últimas edições os números rondaram sempre os 35 mil visitantes): a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais está portanto de regresso ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (e poderia estar noutro sítio?) entre os dias 15 e 18 de novembro naquela que promete ser mais uma edição de sucesso, cheia de gula e tentações.

Este ano o legado dos Monges de Cister que, como sabemos marcaram profundamente durante 7 séculos a história do concelho, poderá assim ser apreciado num cenário medieval que contará com a presença de mais de duas dezenas de participantes, onde estarão, como é já norma, incluídas diversas presenças estrangeiras.

É a habitual receita de sucesso da Câmara Municipal de Alcobaça, a qual continua a apostar desta forma no acontecimento cultural mais mediático da região, numa iniciativa que dá espaço e vida às receitas que durante séculos estiveram escondidas no saber monástico – não esqueçamos: foi nas cozinhas dos mosteiros e dos conventos que surgiram as mais maravilhosas doçarias confecionadas à base de açúcar e ovos.

E contudo, a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais aí está para, aos poucos, desvendar todos os segredos e fazer de Alcobaça a Capital da Doçaria Conventual, onde ano após ano, ao terceiro fim de semana do mês de novembro, podem ser degustadas no mesmo local onde foram criadas, esta singela lista de pecados: Toucinho-do-Céu, Barrigas de Freira, Ovos-Moles, Castanhas de Ovos, Pão de Rala, Papos de Anjo, Pão-de-Ló de Alfeizerão, Tachinhos do Abade, Pastéis de Lorvão, Pastéis de Tentúgal, Lampreia de Ovos, Tigeladas, Tortas de Guimarães, Morcelas Doces, Queijinhos do Céu, Divina Gula.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...