Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

Transferências do OE são insuficientes para Freguesias de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A proposta de Orçamento de Estado para 2013 destina para as freguesias do concelho de Alcobaça 855 mil euros, um valor considerado insuficiente para cobrir as necessidades das autarquias locais.

Do bolo previsto para as freguesias de Alcobaça, será a junta de Pataias a que irá receber a maior fatia, no total de 89,276 euros, à frente da Benedita, que deverá receber do Estado 88,681 euros. A terceira junta a receber mais dinheiro é a de Évora de Alcobaça, 68,040 euros. No extremo oposto está a junta dos Montes, que receberá apenas 22,872 euros.

O executivo camarário reconhece que estes valores são insuficientes para que as freguesias realizem obras ou intervenções de média dimensão.

Para fazer face às dificuldades de tesouraria e responder à população, “a Câmara tem ajudado, sempre que pode, as freguesias, com verbas, materiais de construção ou recursos técnicos e humanos”, disse Paulo Inácio.

Sem quantificar, o presidente da Câmara lembra que “as transferências do orçamento de Estado para o Município têm vindo a diminuir, na ordem dos milhões de euros”, mas mesmo assim garante que irá continuar a atribuir apoios às Juntas de Freguesia do concelho.

Os partidos da oposição, no executivo de Alcobaça, também criticam as verbas inscritas na proposta de orçamento de Estado para as 18 freguesias do concelho.

Os 855 mil euros previstos para 2013 representam uma diminuição superior a 20 por cento, em relação a 2010, colocando as juntas de Alcobaça cada vez mais dependentes do executivo camarário, diz Rogério Raimundo, da CDU.

Já o PS, através do vereador Acácio Barbosa, diz que os 855 mil euros apenas permitem responder às despesas correntes, eliminando qualquer possibilidade de descentralização de competências e de criação de estratégias de investimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno