Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Município de Peniche inaugura o primeiro Centro de Alto Rendimento de Surf

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O primeiro de quatro Centros de Alto Rendimento de Surf (CAR) do país foi inaugurado no passado dia 9 em Peniche, tendo dois membros do Governo afirmado que estas estruturas são importantes para a promoção turística do país. “Estes CAR conduzem à atração de gente e à promoção do país", afirmou Almeida Henriques, secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional. No total estão envolvidos 3,6 milhões de euros de fundos comunitários.

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, sublinhou que “existem potencialidades no país ao nível do surf”, que se espera que venham a ser exploradas com a abertura dos CAR.

O CAR de Peniche, que representou um investimento total de 1,385 milhões de euros por parte do Município de Peniche, aos quais acresce o valor do terreno de propriedade municipal, foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, num montante de 1,059 milhões de euros.

Está vocacionado para acolher estágios de seleções, equipas e atletas de alta competição. O presidente da Federação Portuguesa de Surf, Guilherme Bastos, manifestou que “esta é uma casa para ser utilizada por todos os praticantes de desportos de ondas, independentemente do seu nível e origem. Venham e utilizem-na porque esta casa não é nossa, é de todos”.

A infraestrutura tem capacidade para alojar 30 pessoas em simultâneo, podendo o número ser aumentado através da utilização de tendas ou bungalows no recinto exterior. O edifício, em forma de ‘x’, maneira de identificar os locais para surfar, está localizado entre os Supertubos, Baía e Pico da Mota, os melhores locais para surfar no concelho. Foi construída na sua maioria em madeira e com soluções técnicas amigas do ambiente e que privilegiam o baixo consumo energético.

Além de oferecer alojamento, o centro alberga a sede do Península Peniche Surf Clube e um centro de educação ambiental. Tem também uma zona húmida para a colocação de fatos, pranchas ou mesmo outros equipamentos, um miradouro para as praias, um ginásio, uma sauna e um espaço de restauração

Além da infraestrutura em Peniche, está prevista a criação de espaços dedicados à modalidade noutros três concelhos do país — Aveiro, Nazaré e Viana do Castelo.

A inauguração do CAR de Surf de Peniche foi precedida da conferência de imprensa de arranque da etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Surf – Rip Curl Pro Portugal 2012.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no dia 26 de junho, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições...

marcha1

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início, no dia 28 de junho, à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a...

ferrovia