Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Município de Peniche inaugura o primeiro Centro de Alto Rendimento de Surf

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O primeiro de quatro Centros de Alto Rendimento de Surf (CAR) do país foi inaugurado no passado dia 9 em Peniche, tendo dois membros do Governo afirmado que estas estruturas são importantes para a promoção turística do país. “Estes CAR conduzem à atração de gente e à promoção do país", afirmou Almeida Henriques, secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional. No total estão envolvidos 3,6 milhões de euros de fundos comunitários.

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, sublinhou que “existem potencialidades no país ao nível do surf”, que se espera que venham a ser exploradas com a abertura dos CAR.

O CAR de Peniche, que representou um investimento total de 1,385 milhões de euros por parte do Município de Peniche, aos quais acresce o valor do terreno de propriedade municipal, foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, num montante de 1,059 milhões de euros.

Está vocacionado para acolher estágios de seleções, equipas e atletas de alta competição. O presidente da Federação Portuguesa de Surf, Guilherme Bastos, manifestou que “esta é uma casa para ser utilizada por todos os praticantes de desportos de ondas, independentemente do seu nível e origem. Venham e utilizem-na porque esta casa não é nossa, é de todos”.

A infraestrutura tem capacidade para alojar 30 pessoas em simultâneo, podendo o número ser aumentado através da utilização de tendas ou bungalows no recinto exterior. O edifício, em forma de ‘x’, maneira de identificar os locais para surfar, está localizado entre os Supertubos, Baía e Pico da Mota, os melhores locais para surfar no concelho. Foi construída na sua maioria em madeira e com soluções técnicas amigas do ambiente e que privilegiam o baixo consumo energético.

Além de oferecer alojamento, o centro alberga a sede do Península Peniche Surf Clube e um centro de educação ambiental. Tem também uma zona húmida para a colocação de fatos, pranchas ou mesmo outros equipamentos, um miradouro para as praias, um ginásio, uma sauna e um espaço de restauração

Além da infraestrutura em Peniche, está prevista a criação de espaços dedicados à modalidade noutros três concelhos do país — Aveiro, Nazaré e Viana do Castelo.

A inauguração do CAR de Surf de Peniche foi precedida da conferência de imprensa de arranque da etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Surf – Rip Curl Pro Portugal 2012.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda