Museu Nacional do Vinho está entregue à Câmara de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está formalmente sob a tutela da Câmara o Museu Nacional do Vinho. O presidente do Instituto do Vinho, Frederico Falcão, e o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, assinaram o protocolo de cedência das instalações (à autarquia) pelo período de 30 anos, no passado dia 11. Além do edifício, também o espólio do Museu passou para a tutela da autarquia, embora sem custos.

Depois de vários meses encerrado, o Museu está a precisar de obras de beneficiação que, segundo estimativas da Câmara, deverão ascender aos

2,4 milhões de euros. As intervenções deverão ser financiadas por fundos comunitários, o através de uma candidatura que ainda será apresentada ao QREN 2014-2020.

O Museu deverá reabrir ainda antes do final do ano, sem as obras de fundo necessárias, e Paulo Inácio já anunciou deverá concessionar a exploração do espaço à Cooperativa Agrícola de Alcobaça/Adega Cooperativa.

A escolha está relacionada com os atuais constrangimentos da legislação, que “não facilita o acesso ao QREN por parte de uma empresa privada”.

O edifício onde funciona o Museu Nacional do vinho data de 1875, e foi adquirido pela Junta Nacional do Vinho em 1948. A constituição do museu acontece em 1986, por iniciativa do Engº Paixão Marques.

O espólio do Museu, resultado da coleção que Paixão Marques foi fazendo ao longo de anos até à abertura do Museu, é “interessante e único”, disse Frederico Falcão, presidente do IVV.

A coleção é composta por 8 mil peças. Trata-se, em parte, de material gráfico, nomeadamente, rótulos de garrafas e cartazes, já com algumas décadas, e de peças únicas da arqueologia industrial, e que, em breve, deverá estar patente aos visitantes, depois de um longo período de encerramento, imposto pela lei de mobilidade dos funcionários da função pública.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda