Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Museu Nacional do Vinho está entregue à Câmara de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está formalmente sob a tutela da Câmara o Museu Nacional do Vinho. O presidente do Instituto do Vinho, Frederico Falcão, e o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, assinaram o protocolo de cedência das instalações (à autarquia) pelo período de 30 anos, no passado dia 11. Além do edifício, também o espólio do Museu passou para a tutela da autarquia, embora sem custos.

Depois de vários meses encerrado, o Museu está a precisar de obras de beneficiação que, segundo estimativas da Câmara, deverão ascender aos

2,4 milhões de euros. As intervenções deverão ser financiadas por fundos comunitários, o através de uma candidatura que ainda será apresentada ao QREN 2014-2020.

O Museu deverá reabrir ainda antes do final do ano, sem as obras de fundo necessárias, e Paulo Inácio já anunciou deverá concessionar a exploração do espaço à Cooperativa Agrícola de Alcobaça/Adega Cooperativa.

A escolha está relacionada com os atuais constrangimentos da legislação, que “não facilita o acesso ao QREN por parte de uma empresa privada”.

O edifício onde funciona o Museu Nacional do vinho data de 1875, e foi adquirido pela Junta Nacional do Vinho em 1948. A constituição do museu acontece em 1986, por iniciativa do Engº Paixão Marques.

O espólio do Museu, resultado da coleção que Paixão Marques foi fazendo ao longo de anos até à abertura do Museu, é “interessante e único”, disse Frederico Falcão, presidente do IVV.

A coleção é composta por 8 mil peças. Trata-se, em parte, de material gráfico, nomeadamente, rótulos de garrafas e cartazes, já com algumas décadas, e de peças únicas da arqueologia industrial, e que, em breve, deverá estar patente aos visitantes, depois de um longo período de encerramento, imposto pela lei de mobilidade dos funcionários da função pública.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter