Novo lar residencial do Centro Cénico da Cela sem apoio da Segurança Social

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Cénico da Cela inaugurou no passado sábado, dia 6 de outubro, data em que celebrou o 39º aniversário, o novo Lar Residencial. A nova valência, com capacidade para acolher meia centena de idosos, arrisca-se a ser pouco atrativa para potenciais utentes devido aos cortes de financiamento por parte da Segurança Social.

Segundo José Dias, presidente da direcção do Centro Cénico da Cela, “quando a instituição apresentou o projecto à Segurança Social, foi-lhe dito que haveria a possibilidade de se obter, a exemplo de protocolos anteriores, um acordo por utente, ou seja, o Estado iria comparticipar uma parte dos custos por cada um dos idosos residentes no futuro lar do CCC”.

Apesar de algumas contrariedades, José Dias “disse ter fé que os políticos reflitam melhor sobre o assunto”.

De acordo com o responsável, “há uma lista grande de utentes a aguardar pela abertura do Lar, mas poucos fizeram, até à data, a confirmação da sua entrada naquela instituição, provavelmente devido às dificuldades financeiras que a maioria das famílias atravessa”.

“Estamos a pedir 750 a 800 euros, mas as pessoas estão com dificuldades. Espero, por isso, que a Segurança Social continue a apoiar o CCC”, rematou.

O presidente da câmara municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, anunciou que vai propor em reunião de câmara um subsídio de 10% do valor investido pela instituição, para ajudar ao Centro Cénico da Cela.

“Estamos a falar de 150 mil euros para o Centro Cénico. Também demos apoio logístico e algumas matérias para ajudar na construção desta obra”, disse.

Por sua vez, o vereador da CDU, Rogério Raimundo, classificou como “extraordinário que a freguesia da cela tenha conseguido realizar esta obra sem qualquer apoio do estado e da câmara de Alcobaça”.

De acordo com o vereador, foram também os “donativos das pessoas” que possibilitaram a realização da obra.

O novo Lar, obra em que foram investidos 1,6 milhões de euros, está concluído mas a sua abertura oficial aos utentes deverá demorar ainda mais alguns dias.

“Ainda faltam fazer algumas vistorias, mas esperamos estar abertos no dia 1 de novembro, disse José Dias, adiantando que “caso isso não aconteça, começamos a perder dinheiro. O CCC foi à banca pedir 400 mil euros e vamos começar a pagar juros”, frisou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda