Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Novo lar residencial do Centro Cénico da Cela sem apoio da Segurança Social

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Cénico da Cela inaugurou no passado sábado, dia 6 de outubro, data em que celebrou o 39º aniversário, o novo Lar Residencial. A nova valência, com capacidade para acolher meia centena de idosos, arrisca-se a ser pouco atrativa para potenciais utentes devido aos cortes de financiamento por parte da Segurança Social.

Segundo José Dias, presidente da direcção do Centro Cénico da Cela, “quando a instituição apresentou o projecto à Segurança Social, foi-lhe dito que haveria a possibilidade de se obter, a exemplo de protocolos anteriores, um acordo por utente, ou seja, o Estado iria comparticipar uma parte dos custos por cada um dos idosos residentes no futuro lar do CCC”.

Apesar de algumas contrariedades, José Dias “disse ter fé que os políticos reflitam melhor sobre o assunto”.

De acordo com o responsável, “há uma lista grande de utentes a aguardar pela abertura do Lar, mas poucos fizeram, até à data, a confirmação da sua entrada naquela instituição, provavelmente devido às dificuldades financeiras que a maioria das famílias atravessa”.

“Estamos a pedir 750 a 800 euros, mas as pessoas estão com dificuldades. Espero, por isso, que a Segurança Social continue a apoiar o CCC”, rematou.

O presidente da câmara municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, anunciou que vai propor em reunião de câmara um subsídio de 10% do valor investido pela instituição, para ajudar ao Centro Cénico da Cela.

“Estamos a falar de 150 mil euros para o Centro Cénico. Também demos apoio logístico e algumas matérias para ajudar na construção desta obra”, disse.

Por sua vez, o vereador da CDU, Rogério Raimundo, classificou como “extraordinário que a freguesia da cela tenha conseguido realizar esta obra sem qualquer apoio do estado e da câmara de Alcobaça”.

De acordo com o vereador, foram também os “donativos das pessoas” que possibilitaram a realização da obra.

O novo Lar, obra em que foram investidos 1,6 milhões de euros, está concluído mas a sua abertura oficial aos utentes deverá demorar ainda mais alguns dias.

“Ainda faltam fazer algumas vistorias, mas esperamos estar abertos no dia 1 de novembro, disse José Dias, adiantando que “caso isso não aconteça, começamos a perder dinheiro. O CCC foi à banca pedir 400 mil euros e vamos começar a pagar juros”, frisou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter