Pago por oito empreendedores da localidade, o projeto pretende dinamizar o sul do concelho de Alcobaça, captando investimentos e criando emprego, explicou António Guerra.
Já Luís d’Avó Ribeiro, um dos principais mentores deste projeto, falou na necessidade de se criarem condições para a fixação dos mais novos, evitando nova vaga de emigração, como a que se verificou nos anos 60 e 70, fazendo com que metades dos naturais da freguesia residam atualmente no estrangeiro.
Na apresentação do projeto, os promotores manifestaram a esperança de que o projeto possa constar do novo Plano Diretor Municipal de Alcobaça, já em fase de conclusão, de modo a que os terrenos, para onde está projetada a zona empresarial, deixem de estar classificados como Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional.
O futuro parque empresarial de Turquel dispõe de 69 lotes, com uma área total de 50 hectares. Cinco lotes estão ocupados por empresas em funcionamento no local.
A ideia de uma zona empresarial localizada em Turquel foi lançada em 2003, mas a Câmara Alcobaça, então presidida por Gonçalves Sapinho, mostrou pouca abertura no apoio a este projeto.
0 Comentários