Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 13° C
Capella Duriensis, Simantra e Ensemble D. João V são os grupos que se seguem

Cistermúsica 2012 estreia pela primeira vez em Portugal Ópera “Páris e Helena”

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A programação principal de julho do Cistermúsica 2012 – XX Festival de Música de Alcobaça conhece no próximo dia 7, sábado, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, uma estreia absoluta e aquele que um dos seus grandes destaques: "Páris e Helena" de Christoph Willibald Gluck, uma ópera em 5 atos, estreada em 1770, que relata a história de amor e sedução entre Páris e Helena, um dos mais apaixonantes mitos da antiguidade e que até hoje continua a inspirar variadas manifestações artísticas.

Esta obra, que será apresentada pela primeira vez em Portugal, é a terceira das óperas reformistas do compositor alemão Christoph Willibald Gluck e do poeta italiano Ranieri de’Calzabigi. A suavidade da música e a subtileza irónica do libretto, que ficciona o episódio da chegada de Páris a Esparta até à sua fuga com Helena para Tróia, conferem-lhe um tom muito mais próximo das óperas de Mozart do que das suas antecessoras “Orfeo ed Euridice” e “Alceste”.

Gluck dedicou esta obra a um português, D. João Carlos de Bragança Duque de Lafões, na altura residente em Viena e mais tarde fundador da Academia das Ciências de Lisboa. Este projeto resulta da parceria artística entre o Estúdio de Ópera da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), a Companhia Clara Andermatt e O Espaço do Tempo. Clara Andermatt e Rui Horta, ambos com percursos marcados pela sua íntima relação com o universo da música, juntam-se aos alunos, ex-alunos e professores da ESML para criar um projeto em que música, espaço e movimento se fundem num ambiente de intensa emotividade onde Deuses e Homens conspiram em nome do amor.

Um dia depois, domingo, às 18h00, é o momento de entrar em cena no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça o Capella Duriensis, um ensemble vocal especializado em música a cappella, com com direção de Jonathan Ayerst. Na sua temporada de 2010-11, a Capella Duriensis apresentou um repertório de mais de 40 obras numa série de concertos, sendo que um deles se deu no festival Música em S.Roque, Lisboa. O coro sempre proporcionou um interesse contextual nos seus programas, fazendo o contraste entre elementos da renascença com peças medievais e ainda modernas. O seu repertório inclui música Ortodoxa Russa do séc.XIX, Canto Litúrgico Antigo da Europa Ocidental, polifonia do período Renascentista Português, música folk da Europa de Leste e música litúrgica do séc.XX.

Já a 14 de julho, sábado, pelas 22h00, aquele mesmo monumento recebe o Simantra Grupo de Percussão, Grande vencedor do CIMCA’11 (II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”), concurso único nesse formato em Portugal, e que se trata de um quinteto de percussão formado por alunos de Doutoramento e Mestrado em Música (Percussão) do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, (UA), bem como Licenciados pela UA.

Ainda no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça: o Ensemble D. João V apresenta-se no dia 15 de julho, domingo, pelas 18h00, sendo um grupo formado como resultado do trabalho em grupo realizado pelos seus membros durante o Curso Internacional de Música Antiga, no Convento de Cristo em Tomar, em 2007, organizado pela Academia de Música Antiga de Lisboa. O Ensemble é constituído por um grupo de músicos com larga experiência que se dedica a interpretar e a divulgar a música do Período Barroco utilizando instrumentos de época.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente