Professor cria primeira biblioteca escolar inclusiva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um professor do ensino básico criou a primeira biblioteca escolar inclusiva. Sílvio Maltez, natural da Nazaré, transformou a Biblioteca da Escola Básica 2,3 de Mem Martins num local onde os utilizadores podem recorrer aos seus conteúdos com base em critérios que promovem a inclusão.
Professor cria primeira biblioteca escolar inclusiva

«É a primeira biblioteca com sistema de identificação de cor para daltónicos», refere, adiantando que a ideia lhe surgiu perante a necessidade de contextualizar a entrega de livros a alunos do ensino especial.

Numa pesquisa pela internet, veio a informação do código ColorADD. Daí surgiram reuniões com o corpo docente e a aplicação da nova organização dos livros, por cores, chegaria à Biblioteca.

De acordo com o responsável pela biblioteca, é através de gráficos que os utilizadores, especialmente os daltónicos, podem aceder aos diversos conteúdos. «Todos, sejam ou não daltónicos, conseguem autonomamente encontrar facilmente o que procuram», refere.

Neste espaço, além dos livros, dos CD’s e DVD’s, há títulos especialmente dirigidos a utilizadores com necessidades educativas especiais.

Após o reconhecimento, a vários níveis deste projeto, Sílvio Maltez, escreveu o livro “Uma história inclusiva”, e espera conseguir o financiamento necessário para o tornar público.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda