Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
15° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
15° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Pescadores da Nazaré contestam preços praticados em Lota

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os preços praticados pela Lota da Nazaré levaram, recentemente, os pescadores a atirarem fora peixe capturado.
Pescadores da Nazaré contestam preços praticados em Lota

«Vender carapau e cavala a 7 e 8 cêntimos o quilo envergonha a classe piscatória e todos nós», disse o vereador António Trindade, que levou este assunto à reunião de Câmara.

De acordo com o vereador, «a Lota da Nazaré está a praticar os preços mais baixos do país», o que estará a provocar uma «situação dramática» aos que vivem do que o mar dá.

Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal, reconhece que a situação actual não é a desejável.

Apesar dos valores pagos aos pescadores, o preço pago pelos consumidores pelo peixe, nos supermercados, continua a ser bastante elevado.

Para o responsável pela Mútua dos Pecadores da Nazaré, João Delgado, «foi desde a liberalização deste tipo de mercado, dos bens transaccionáveis, na década de 90, que se verificou o grande desequilíbrio dos preços, com as superfícies comerciais a ditarem a ordem e os produtores a suportarem as campanhas de promoções».

Sobre os preços praticados pela Lota, João Delgado fala em escândalo, e volta a falar na necessidade dos produtores se organizarem melhor.

Embora insista na urgência de uma política séria do Governo para o sector das pescas, João Paulo Delgado defende que a reorganização dos trabalhadores numa estrutura forte, «capaz de criar estruturas onde possam armazenar o peixe nas épocas de grande abundância para venderem nas épocas de fracos recursos», pode ajudar os produtores a terem mais capacidade de resposta e poder negocial.

Os baixos rendimentos e os elevados custos com combustíveis têm sido alguns dos argumentos apontados pelas organizações do sector para o crescente desinteresse dos jovens pela Pesca. A actividade é, cada vez mais, dinamizada por pescadores de idade e na reforma, que vêm na pesca um complemento da pensão.

João Paulo Delgado garante que o «futuro do setor pode estar em risco», a continuar o afastamento dos jovens da pesca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol