Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Pescadores da Nazaré contestam preços praticados em Lota

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os preços praticados pela Lota da Nazaré levaram, recentemente, os pescadores a atirarem fora peixe capturado.
Pescadores da Nazaré contestam preços praticados em Lota

«Vender carapau e cavala a 7 e 8 cêntimos o quilo envergonha a classe piscatória e todos nós», disse o vereador António Trindade, que levou este assunto à reunião de Câmara.

De acordo com o vereador, «a Lota da Nazaré está a praticar os preços mais baixos do país», o que estará a provocar uma «situação dramática» aos que vivem do que o mar dá.

Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal, reconhece que a situação actual não é a desejável.

Apesar dos valores pagos aos pescadores, o preço pago pelos consumidores pelo peixe, nos supermercados, continua a ser bastante elevado.

Para o responsável pela Mútua dos Pecadores da Nazaré, João Delgado, «foi desde a liberalização deste tipo de mercado, dos bens transaccionáveis, na década de 90, que se verificou o grande desequilíbrio dos preços, com as superfícies comerciais a ditarem a ordem e os produtores a suportarem as campanhas de promoções».

Sobre os preços praticados pela Lota, João Delgado fala em escândalo, e volta a falar na necessidade dos produtores se organizarem melhor.

Embora insista na urgência de uma política séria do Governo para o sector das pescas, João Paulo Delgado defende que a reorganização dos trabalhadores numa estrutura forte, «capaz de criar estruturas onde possam armazenar o peixe nas épocas de grande abundância para venderem nas épocas de fracos recursos», pode ajudar os produtores a terem mais capacidade de resposta e poder negocial.

Os baixos rendimentos e os elevados custos com combustíveis têm sido alguns dos argumentos apontados pelas organizações do sector para o crescente desinteresse dos jovens pela Pesca. A actividade é, cada vez mais, dinamizada por pescadores de idade e na reforma, que vêm na pesca um complemento da pensão.

João Paulo Delgado garante que o «futuro do setor pode estar em risco», a continuar o afastamento dos jovens da pesca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao