Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

“Elevado prestígio” da Escola de Sargentos elogiado por Chefe do Estado-Maior do Exército

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O general Pina Monteiro, chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), reconheceu o “elevado prestígio” da Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, considerando um “projeto essencial para a formação da classe de sargentos”. Palavras proferidas na passada quinta-feira, na cerimónia comemorativa do 31º aniversário deste estabelecimento de ensino militar.

Manifestando “elevada satisfação” por presidir ao evento, e quebrando a tradição de se ouvir apenas o comandante da unidade, o CEME fez uma alocução onde deixou uma mensagem de incentivo aos alunos do 40º Curso de Formação de Sargentos (CFS) e até reconheceu que “ainda não foi possível desbloquear, ao nível da decisão política, a graduação no posto de furriel no início do segundo ano do curso”, afiançando que vai continuar a desenvolver esforços nesse sentido.

O coronel Alves Oliveira, comandante da ESE, revelou que o 40º CFS tem 126 militares, selecionados entre os 1281 candidatos. O ano letivo iniciou com o 23º Curso de Promoção a Sargento-Chefe para 95 sargentos-ajudantes e um Curso de Promoção a Sargento-Ajudante para 73 primeiros-sargentos. Houve ainda outras formações.

A ESE apoiou o funcionamento de uma escola de sargentos em Moçambique e tem acolhido atividades desportivas de várias escolas da região, para além da colaboração em diversas iniciativas.

Na cerimónia foram entregues várias condecorações: O major Capinha Henriques recebeu o grau oficial Ordem de Avis; o sargento-mor Margalho Ferreira a medalha de serviços distintos – grau cobre; a medalha de mérito militar foi recebida pelo major Rodrigues Marques, capitão Santos Ribeiro, sargento-ajudante Gaiato da Silva e sargento-ajudante Marques Manuelito; a distinção Patrono Dom Afonso Henriques coube ao sargento-mor Lourenço de Jesus, ao sargento-ajudante Pereira Campos, ao sargento-ajudante Nascimento Costa e ao primeiro-sargento Desidério Ferreira.

Para além da atuação da Banda Militar do Exército, houve demonstração de atividades militares e almoço convívio. Foi igualmente visitada uma exposição fotográfica sobre a presença do Exército nas Caldas antes a ESE ser criada, com imagens cedidas por Mário Lino.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda