Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C

Simulacro de Acidente no Ascensor da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no sábado, 12 de maio, um exercício de simulacro de acidente no Ascensor da Nazaré, no âmbito do Plano de Emergência Municipal, e que procurou testar a capacidade de resposta da organização, dos mecanismos técnicos disponibilizados e de todas as entidades envolvidas.
Simulacro de acidente no Ascensor da Nazaré

O cenário traçado para o exercício foi o descarrilamento de uma carruagem do ascensor da Nazaré. Todos os agentes envolvidos atuaram como se de uma situação real se tratasse, procedendo às ações necessárias para a resolução do problema, no caso, um acidente, que provocou 14 vítimas: 3 feridos graves, 3 ligeiros com traumatismos e 8 ligeiros. Os feridos foram encaminhados para hospitais de referência da Região.

Para o local do acidente foram, de mediato, mobilizados 121 elementos de socorro, dos Bombeiros, PSP, Policia Marítima, Centro de Saúde da Nazaré, Serviço Municipal da Proteção Civil e Comando Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O alerta para o acidente aconteceu às 9h20, tendo sido mobilizados para o local os meios de socorro de todos os concelhos do sul do distrito. As causas do incêndio, que esteve na origem do acidente, são desconhecidas.

Perto do local, na Praça Manuel de Arriaga, foi instalada uma equipa de apoio psicológico aos familiares das vítimas do acidente.

No final do exercício foi feito um debriefing com todos os participantes, que serviu para fazer uma avaliação da situação.

«O simulacro serviu para testar várias valências, bem como, no âmbito municipal, irá permitir, no futuro, corrigir o Plano Municipal de Emergência», referiu o Comandante Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura.

Por seu lado, Jorge Barroso, responsável pela Proteção Civil Municipal, referiu-se à forma como decorreu o exercício, que serviu para testar a capacidade de resposta operacional do Plano Municipal de Emergência, aplicado ao Ascensor, um meio de transporte com características únicas na região, afirmando, afirmando «ter sido útil na deteção de situações que irão ser corrigidas».

«Detetámos alguns problemas que vamos melhorar», disse.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização...

pedralva