Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Simulacro de Acidente no Ascensor da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no sábado, 12 de maio, um exercício de simulacro de acidente no Ascensor da Nazaré, no âmbito do Plano de Emergência Municipal, e que procurou testar a capacidade de resposta da organização, dos mecanismos técnicos disponibilizados e de todas as entidades envolvidas.
Simulacro de acidente no Ascensor da Nazaré

O cenário traçado para o exercício foi o descarrilamento de uma carruagem do ascensor da Nazaré. Todos os agentes envolvidos atuaram como se de uma situação real se tratasse, procedendo às ações necessárias para a resolução do problema, no caso, um acidente, que provocou 14 vítimas: 3 feridos graves, 3 ligeiros com traumatismos e 8 ligeiros. Os feridos foram encaminhados para hospitais de referência da Região.

Para o local do acidente foram, de mediato, mobilizados 121 elementos de socorro, dos Bombeiros, PSP, Policia Marítima, Centro de Saúde da Nazaré, Serviço Municipal da Proteção Civil e Comando Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O alerta para o acidente aconteceu às 9h20, tendo sido mobilizados para o local os meios de socorro de todos os concelhos do sul do distrito. As causas do incêndio, que esteve na origem do acidente, são desconhecidas.

Perto do local, na Praça Manuel de Arriaga, foi instalada uma equipa de apoio psicológico aos familiares das vítimas do acidente.

No final do exercício foi feito um debriefing com todos os participantes, que serviu para fazer uma avaliação da situação.

«O simulacro serviu para testar várias valências, bem como, no âmbito municipal, irá permitir, no futuro, corrigir o Plano Municipal de Emergência», referiu o Comandante Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura.

Por seu lado, Jorge Barroso, responsável pela Proteção Civil Municipal, referiu-se à forma como decorreu o exercício, que serviu para testar a capacidade de resposta operacional do Plano Municipal de Emergência, aplicado ao Ascensor, um meio de transporte com características únicas na região, afirmando, afirmando «ter sido útil na deteção de situações que irão ser corrigidas».

«Detetámos alguns problemas que vamos melhorar», disse.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter