Simulacro de Acidente no Ascensor da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no sábado, 12 de maio, um exercício de simulacro de acidente no Ascensor da Nazaré, no âmbito do Plano de Emergência Municipal, e que procurou testar a capacidade de resposta da organização, dos mecanismos técnicos disponibilizados e de todas as entidades envolvidas.
Simulacro de acidente no Ascensor da Nazaré

O cenário traçado para o exercício foi o descarrilamento de uma carruagem do ascensor da Nazaré. Todos os agentes envolvidos atuaram como se de uma situação real se tratasse, procedendo às ações necessárias para a resolução do problema, no caso, um acidente, que provocou 14 vítimas: 3 feridos graves, 3 ligeiros com traumatismos e 8 ligeiros. Os feridos foram encaminhados para hospitais de referência da Região.

Para o local do acidente foram, de mediato, mobilizados 121 elementos de socorro, dos Bombeiros, PSP, Policia Marítima, Centro de Saúde da Nazaré, Serviço Municipal da Proteção Civil e Comando Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O alerta para o acidente aconteceu às 9h20, tendo sido mobilizados para o local os meios de socorro de todos os concelhos do sul do distrito. As causas do incêndio, que esteve na origem do acidente, são desconhecidas.

Perto do local, na Praça Manuel de Arriaga, foi instalada uma equipa de apoio psicológico aos familiares das vítimas do acidente.

No final do exercício foi feito um debriefing com todos os participantes, que serviu para fazer uma avaliação da situação.

«O simulacro serviu para testar várias valências, bem como, no âmbito municipal, irá permitir, no futuro, corrigir o Plano Municipal de Emergência», referiu o Comandante Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura.

Por seu lado, Jorge Barroso, responsável pela Proteção Civil Municipal, referiu-se à forma como decorreu o exercício, que serviu para testar a capacidade de resposta operacional do Plano Municipal de Emergência, aplicado ao Ascensor, um meio de transporte com características únicas na região, afirmando, afirmando «ter sido útil na deteção de situações que irão ser corrigidas».

«Detetámos alguns problemas que vamos melhorar», disse.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda