Paulo Alexandre Cós está prestes a tornar-se na primeira freguesia do concelho de Alcobaça a depender exclusivamente da Fibra Óptica para as telecomunicações, televisão e internet.
A PT irá ligar a central de fibra óptica dentro de poucos dias, contornando, deste modo, os inúmeros cortes nas comunicações, sofridos por causa dos sucessivos furtos de fios de cobre. Álvaro Santo, presidente da Junta de Cós, foi informado pela Portugal Telecom (PT) que a “caixa” já está ligada à rede da fibra óptica, faltando apenas colocá-la em funcionamento.
“Só resta saber quando é que essa operação será efectuada”, acrescentou o autarca.
Álvaro Santo adianta que os furtos de cobre das linhas de comunicações diminuíram nas últimas semanas do ano, esperando que, de futuro, a “linha que vem dos Montes” deixe de dar problemas ao habitantes e empresários da freguesia de Cós.
“A velha linha deixará de ter utilidade em termos de comunicações”, sublinha. A freguesia tem sido fortemente castigada nas comunicações, que deixam de existir com relativamente frequência devido aos sucessivos roubos de fio de cobre na linha que abastece Cós. Uma situação que, de acordo com a autarquia local, tem “provado fortes prejuízos à economia do concelho”, pois afecta as comunicações das dezenas de empresas instaladas na Zona Industrial do Casal da Areia. Na maioria das vezes, depois dos roubos de cobre, a reposição das comunicações leva vários dias a ser feita, o que deixa empresários e particulares vários dias sem comunicações com o exterior.
0 Comentários