Q

Previsão do tempo

10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Despesa de Alcobaça com Centros Escolaresem risco de aumentar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Paulo Alexandre Os Centros Escolares de Alcobaça ainda não têm assegurados os apoios do QREN. Os equipamentos já começaram a ser construídos pela empresa municipal Cister Equipamentos Educativos, SA. Segundo informação avançada na última reunião de Câmara, no passado dia 27 de Agosto, “nenhuma CCDR do país deferiu” os projectos de construção dos centros escolares […]

Paulo Alexandre Os Centros Escolares de Alcobaça ainda não têm assegurados os apoios do QREN. Os equipamentos já começaram a ser construídos pela empresa municipal Cister Equipamentos Educativos, SA. Segundo informação avançada na última reunião de Câmara, no passado dia 27 de Agosto, “nenhuma CCDR do país deferiu” os projectos de construção dos centros escolares apresentados no âmbito de Parcerias Público-Privadas (PPP), como é o caso dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e do Pavilhão Gimnodesportivo de Évora de Alcobaça.

O entrave deve-se a uma portaria onde se define o carácter das PPP, obrigando, nomeadamente que estas tenham um capital maioritariamente público.

A Câmara Municipal de Alcobaça corre, agora, o risco de ver duplicado o valor da renda mensal, “já na ordem das centenas de milhar de euros mensais”, caso se mantenha este procedimento. O apoio do QREN, que poderia atingir os 70 por cento, “nunca seria inferior a 50% “.

A Cister, SA, empresa que está a liderar o processo de construção dos centros escolares, resulta de uma parceria com a empresa privada Manuel Rodrigues Gouveia, que detém 51% do Capital Social, no valor de 50 mil euros. Os restantes 49 por cento pertencem ao município, através de uma outra empresa municipal, a Terra de Paixão.

Os dois Centros Educativos, já em construção, e o pavilhão de Évora, resultado de uma promessa eleitoral do anterior presidente da Câmara àquela freguesia, irão custar cerca de 26 milhões de euros, que serão pagos em 25 anos, através de prestações mensais. Findo o prazo, os equipamentos reverterão para a autarquia de Alcobaça. Segundo Paulo Inácio, a estratégia de Alcobaça passa agora tentar “convencer a CCDR a co-financiar” as construções, utilizando como argumento base o facto do “único beneficiário ser o público” e não o parceiro privado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno