Tânia Rocha A Nazaré vai voltar a celebrar, no próximo domingo, dia 2 de Maio, o Dia do Homem do Mar com a realização da tradicional Festa do Mar, num ritual feito em terra e em mar.
O programa de celebrações inclui uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite de domingo, junto à Praça Sousa Oliveira. À tarde, pelas 14h30, inicia-se a procissão a pé pela Marginal, entre a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos e o Centro Cultural, com os andores dos santos padroeiros dos homens do mar, nomeadamente, as imagens de Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Santo António, S. Brás, Senhora dos Aflitos e S. Pedro, para além do Guião, da Cruz e dos Ciriais.
Uma hora depois, tem lugar a procissão no mar, onde as dez embarcações enfeitadas com flores e motivos diversos dão as habituais três voltas à enseada da Nazaré, com as imagens religiosas atribuídas por sorteio. A ordem da saída das embarcações foi sorteada no passado dia 18 de Abril. Os festejos terminam ao final da tarde, com a celebração de uma missa no areal, junto à Praça Sousa Oliveira.Esta festividade, considerada uma das mais belas manifestações de fé do litoral português, tem um grande significado para a comunidade piscatória nazarena.As celebrações do Dia do Homem do Mar são promovidas pela Comissão Organizadora da Festa do Mar, com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré, da Capitania do Porto da Nazaré, da PSP e da Associação dos Armadores Pescadores da Nazaré.
0 Comentários