Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C
17° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C

Museu Dr. Joaquim Mansoconvida a retratar tradição balnear da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Exposição será inaugurada no Dia Internacional dos Museus a 18 de Maio David Mariano O Museu Dr. Joaquim Manso vai comemorar a 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de uma exposição intitulada “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos” que decorrerá no Centro Cultural da Nazaré e abrange um período […]

Exposição será inaugurada no Dia Internacional dos Museus a 18 de Maio David Mariano O Museu Dr. Joaquim Manso vai comemorar a 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de uma exposição intitulada “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos” que decorrerá no Centro Cultural da Nazaré e abrange um período de investigação entre fins do século XIX até perto da década de1960. Contudo, antes desta exposição ter lugar, e a qual assumirá um carácter sobretudo documental e fotográfico, a partir do acervo do Museu e do levantamento junto da comunidade, procurando-se complementar com a apresentação de alguns objectos, o Museu Dr. Joaquim Manso resolveu convidar toda a população a colaborar na iniciativa, nomeadamente através do empréstimo de fotografias, filmes, fatos-de-banho e outros objectos relacionados com os hábitos balneares.

Objectivo: fazer das memórias das suas gentes e dos seus comentários a reconstituição de uma imagem da Nazaré que ainda hoje continua a atrair anualmente inúmeros “banhistas” e veraneantes nacionais e estrangeiros. A ideia é mesmo levar cada nazareno a procurar e a vasculhar nos baús ou junto de amigos e familiares os objectos e as recordações que ajudem de certo modo a evocar o retrato de uma Nazaré veraneante com tradição balnear. Desde finais do século XIX, quando a “moda de ir a banhos” começou a ser praticada e a implementar-se nos comportamentos sociais da elite e da população portuguesa em geral, que a Praia da Nazaré surge como uma das estâncias balneares mais procuradas, facto que se traduziu em movimentos demográficos muito característicos e impôs na população local práticas económicas muito particulares. Foi aliás esta vertente turística da Nazaré que determinou em boa parte o seu crescimento urbanístico assim como a construção de novos edifícios e a criação de estruturas de apoio e de animação, constituindo este aspecto, ainda hoje e para além da “Nazaré piscatória”, uma parte essencial da economia regional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n