Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 28° C
18° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

Regresso do Ensino Superior a Alcobaçacomplicou-se

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Paulo Alexandre Paulo Inácio admite que Alcobaça terá perdido «há alguns anos» uma excelente oportunidade para reinstalar o ensino superior. Apesar da realidade, o presidente do executivo camarário de Alcobaça afirma-se «optimista sobre o assunto» e aponta algumas soluções de localização e parceria para levar o projecto do regresso do ensino superior a bom porto. […]

Paulo Alexandre Paulo Inácio admite que Alcobaça terá perdido «há alguns anos» uma excelente oportunidade para reinstalar o ensino superior. Apesar da realidade, o presidente do executivo camarário de Alcobaça afirma-se «optimista sobre o assunto» e aponta algumas soluções de localização e parceria para levar o projecto do regresso do ensino superior a bom porto. O autarca aponta a «Estação Fruteira Vieira Natividade como um edifício com potencial para receber o ensino superior», adiantando que o «parceiro ideal para a instalação desse projecto poderá passar pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL)».

Com a redução do número de alunos no ensino superior, as Universidade e Ensino Politécnico viram-se perante um novo paradigma e começaram a procurar as Câmaras Municipais como parceiras para a deslocalização de algumas extensões das Instituições do ensino superior.

Além de Alcobaça, que retomou a necessidade do regresso do ensino superior há alguns anos (desde o mandato do PS na Câmara, liderado por Miguel Guerra), também a vizinha Nazaré começa a movimentar-se no meio tendo, neste momento, um protocolo com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com vista à criação da Escola de Altos Estudos de Etnologia Portuguesa Contemporânea e à realização de estudos pós-graduados na área da Etnologia Portuguesa Contemporânea.

Num curto espaço territorial, existem várias instituições a ministrar cursos ou estudos pós-graduados à volta de Alcobaça. É o caso da Marinha Grande, Leiria, Caldas da Rainha, Peniche onde existe ensino superior a funcionar há vários anos.

Alcobaça, através do centro de estudos superiores da Universidade de Coimbra, tem ministrado cursos pós-graduados e especializações (professores). A Nazaré também pretende ter os mesmos serviços.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados