Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
18° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 34° C
  • Friday 37° C
18° C
  • Wednesday 31° C
  • Thursday 34° C
  • Friday 37° C

Exposição sobre o Carnavalno Centro Cultural da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia RochaEstá patente no Centro Cultural da Nazaré, até ao dia 28 de Fevereiro, uma exposição sobre o Carnaval da vila, intitulada “Do Entrudo ao Carnaval”.A exposição foca a evolução do Carnaval nazareno até aos dias de hoje. Mostra, não só como era e é hoje vivido o Carnaval, como também dá um realce à […]
Exposição sobre o Carnaval<br>no Centro Cultural da Nazaré

Tânia RochaEstá patente no Centro Cultural da Nazaré, até ao dia 28 de Fevereiro, uma exposição sobre o Carnaval da vila, intitulada “Do Entrudo ao Carnaval”.A exposição foca a evolução do Carnaval nazareno até aos dias de hoje. Mostra, não só como era e é hoje vivido o Carnaval, como também dá um realce à crescente presença das mulheres nesta grande festa popular. Desta exposição fazem parte fotografias, fatos de Carnaval, documentos antigos, marchas, e ainda um vídeo, que espelha como o Carnaval nazareno é vivido de uma forma tão particular, onde as gentes da terra são as personagens principais.

Neste vídeo, com edição de Quim Zé Batalha e NazaréTV, são mostradas algumas imagens antigas do Carnaval nazareno, outras mais recentes dos diversos elementos desta festa, e ainda algumas imagens de diversos grupos de Carnaval, em vários momentos de convívio.Na exposição, junto com cada peça de vestuário, está uma breve explicação do respectivo grupo. “Os animados”, “Maltezas”, “São muitos anos”. “O Mundo VIP”, “Gramesindas”, “Trotinetas”, “Vikas”, “Recordações do Sítio”, “Aí vêm elas”, “Varandas da Nazaré”, “Elas sem eles”, “As Bastionas”, “Blékutes”, “Os Viks”, “Os Batilhões”, “Imperialband”, “Salta Pá Terra”, “Os Sustos” e “Os Bicicletas” são alguns dos inúmeros grupos do Carnaval nazareno presentes nesta exposição. Além disso, ainda podemos encontrar um documento sobre a Romaria ao Monte de S. Brás e sobre as Festas de Santo Amaro. À entrada do Centro Cultural da Nazaré está um texto do professor e etnólogo nazareno José Maria Trindade, que tem como título “O Carnaval é para os nazarenos o ritual mais alto da sua vida colectiva”. Quando se entra na exposição pode ler-se no chão, “o Carnaval da Nazaré não se explica, sente-se”. Esta exposição sobre o Carnaval nazareno, promovida pela Câmara Municipal da Nazaré, em colaboração com o Museu Dr. Joaquim Manso, “pretende realçar toda a riqueza e significado cultural inerentes a uma festa tão popular e genuína, como é o Carnaval da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n