Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C
17° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C

Município de Alcobaça apoianstalação de Biblioteca em Ilha de Moçambique

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Projecto angariou numerosas ofertas e pretende dar livre acesso aos livros David Mariano Entre os dia 6 e 12 de Março, o executivo da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) vai efectuar uma visita a Moçambique que servirá de primeiro passo no projecto “Ilha a Ler”, uma iniciativa que visa a instalação de uma Biblioteca Municipal […]
Município de Alcobaça apoia<br>nstalação de Biblioteca em Ilha de Moçambique

Projecto angariou numerosas ofertas e pretende dar livre acesso aos livros David Mariano Entre os dia 6 e 12 de Março, o executivo da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) vai efectuar uma visita a Moçambique que servirá de primeiro passo no projecto “Ilha a Ler”, uma iniciativa que visa a instalação de uma Biblioteca Municipal na Ilha de Moçambique. Trata-se de um projecto que tem como principal objectivo proporcionar à população desta localidade moçambicana muito jovem, estimada em cerca de 19.000 habitantes, o livre acesso aos livros, à informação e à leitura. Segundo a autarquia, a Biblioteca Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique será instalada no “Prédio Girassol”, um edifício histórico situado no centro da cidade, recentemente restaurado pela Cooperação Dinamarquesa em Moçambique (DANIDA), situado no bairro mais nobre da cidade, numa zona central em relação às escolas e lares de estudantes, estando já reservadas três salas para o efeito.

A escolha do Município de Alcobaça surge após a assinatura oficial do acordo de cooperação entre a Ilha de Moçambique e o Município de Alcobaça, a 20 de Agosto de 2009, tomando por base os vínculos histórico-culturais e de amizade que unem os povos de Portugal e de Moçambique, para além do facto do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e a Ilha de Moçambique terem em comum o estatuto de Património Mundial atribuído pela UNESCO em 1989 e 1991. Ilha de Moçambique No capítulo geográfico, a Ilha de Moçambique situa-se na província de Nampula, região Norte de Moçambique, a cerca de duas horas de avião da cidade capital, Maputo. Em virtude da tranquilidade e segurança patentes na Ilha de Moçambique, a cidade, que foi a primeira capital da então Colónia Portuguesa de Moçambique, tornou-se um núcleo de estudantes, com vários lares residenciais, para onde se dirigem crianças e jovens de toda a região Norte do País. O projecto “Ilha a Ler” nasce portanto da necessidade de material de leitura, tendo o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique solicitado à ONG MDG – Moçambique Desenvolvimento Global, a elaboração de um projecto que visasse a implantação de uma Biblioteca Municipal na zona central da cidade da Ilha de Moçambique, em local próximo das escolas e internatos. Foi nessa sequência que a CMA resolveu efectuar um apelo ao abrigo do Estatuto do Mecenato ao qual responderam várias empresas, entre as quais a Culturalis e Bougeaud (especializada em mobiliário de bibliotecas), a livraria A Cartilha e a distribuidora de livros Horácio Xavier e Filho. Não só: vários particulares se empenharam igualmente na angariação e oferta de inúmeras monografias, publicações, obras históricas e científicas, ou outro tipo de material como livros, CD’s e DVD’s. A inauguração da Biblioteca Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique decorrerá no dia 9 de Março.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo