Isabel Alçada é nova Ministra da Educação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após as guerras intestinas com Maria de Lurdes Rodrigues, os professores esperam que Isabel Alçada ponha em prática políticas educativas diferentes das da sua antecessora. A co-autora da colecção juvenil “Uma Aventura” e ex-dirigente sindical iniciou a sua vida profissional no Centro de Formação e Orientação Profissional – Psicoforma e acabaria, mais tarde, por ingressar […]
Isabel Alçada é nova Ministra da Educação

Após as guerras intestinas com Maria de Lurdes Rodrigues, os professores esperam que Isabel Alçada ponha em prática políticas educativas diferentes das da sua antecessora. A co-autora da colecção juvenil “Uma Aventura” e ex-dirigente sindical iniciou a sua vida profissional no Centro de Formação e Orientação Profissional – Psicoforma e acabaria, mais tarde, por ingressar nos quadros do Ministério da Educação, tendo participado na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76. No ano seguinte decidiu seguir a carreira como professora do 2.º ciclo de Português e História.

Entre 1981 e 1983 fez parte da Direcção do Sindicato de Professores da Grande Lisboa, afecto à Federação Nacional dos Professores (FENPROF). Em 1982/83, fez um mestrado em Ciências da Educação nos Estados Unidos, na Universidade de Boston, e em 1987 a preparação do doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Liège (França). A partir de 1985 passou a integrar o quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Como escritora de livros infanto-juvenis estreou-se em 1982, em parceria com Ana Maria Magalhães, com a colecção Uma Aventura, que conta hoje com mais de 50 volumes, e depois Viagens no Tempo. No ano lectivo 1995/1996 foi nomeada pelo Ministério da Educação coordenadora do grupo de trabalho responsável pela concepção da rede de bibliotecas escolares, e no ano seguinte foi nomeada para coordenar a equipa encarregada de estudar as problemáticas relacionadas com o livro escolar. Em Janeiro de 2001 assumiu o cargo de administradora da Fundação de Serralves, em regime de voluntariado, e em 2006 foi designada comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), uma iniciativa dos ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados