Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
19° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

Evitar a propagação do vírus é um acto de cidadania

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Carlos Barroso Esta sessão de esclarecimento da Gripe A, porventura deveria de ser repetida em outros locais e destinada a outro tipo de população alvo, deixou também como conclusão a elaboração de um Plano de Contingência (uma gestão dos rendimentos mensais, analisando-os e verificar qual a sua taxa de esforço se uma das pessoas do […]
Evitar a propagação do vírus é um acto de cidadania

Carlos Barroso Esta sessão de esclarecimento da Gripe A, porventura deveria de ser repetida em outros locais e destinada a outro tipo de população alvo, deixou também como conclusão a elaboração de um Plano de Contingência (uma gestão dos rendimentos mensais, analisando-os e verificar qual a sua taxa de esforço se uma das pessoas do agregado familiar com rendimentos tiver de ficar em casa) para cada família, de forma as pessoas estarem preparadas, se houver efectivamente uma pandemia.

No Centro Hospitalar Oeste Norte vai ser ainda implementado, um sistema informático onde cada doente apenas terá de dar informações uma única vez, transitando toda a sua comunicação por todos os hospitais de Caldas, Peniche, Alcobaça e Nazaré, sempre que isso acontecer.Zélia Pisoeiro vincou durante a sua explicitação o simples gesto de lavagem das mãos, lembrando que muitas vezes isso nos hospitais acontece por parte dos clínicos e muito menos na população em geral.“Estamos numa fase 6 de pandemia. O objectivo é minimizar esse impacto, porque é irreversível. O vírus está no território. Porém o vírus da Gripe A mata menos do que os acidentes rodoviários ocorridos este Verão. É importantes por isso atitudes conscientes e socialmente aceitáveis. As pessoas podem começar pela elaboração de um Plano de Contingência Familiar, porque perante o absentismo deveremos de saber o que fazer”, começou por explicar.Ainda assim reforça a ideia que as populações mais vulneráveis à Gripe A “são os mais jovens”, por força dos mais idosos terem criado mais imunidade devido à pandemia de uma Gripe Espanhola que afectou grande parte da população no início do século passado.“Desde o segurança, o voluntário, o administrativo, o enfermeiro, até ao médico, todos devem saber o que fazer quando se depararam com um caso suspeito. Se uma destas pessoas falha na cadeia, poderá haver contaminação”.“A população tem de ser informada e quando mais melhor. Nós (pessoal hospitalar) não podemos ter dúvidas numa pandemia. Isso será o nosso principal inimigo”, declarou.Presente nesta sessão e no meio do público estava uma técnica da Linha Saúde 24 que apelou para a população ter “paciência quando liga”.Por último disse que “as pessoas só devem ligar se tiverem sintomas de febres altas, superiores a 38 graus nos últimos três dias, dores de cabeça, dores musculares, nariz entupido, tosse, dor de garganta e os vómitos e diarreias que são os sintomas novos nesta gripe”, concluiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Apreensão de 710 quilos de pescada subdimensionada

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 10 de maio, apreendeu 710 quilos de pescada subdimensionada, na Nazaré. No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura,...

pescada