Estudo universitário coloca o concelho em 33ª posição Alcobaça está atrás da Nazaré em qualidade de vida e em bem-estar.Um estudo de José R. Pires Manso e Nuno Miguel Simões, docentes da Universidade da Beira Interior, Covilhã, sobre “Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal”, coloca o concelho da Nazaré em 33º lugar, num ranking de 278 municípios, com maior bem-estar e qualidade de vida. Alcobaça surge, apenas, em 68º lugar.
Para o estudo foram avaliadas várias variáveis que influenciam o bem-estar, entre as quais, o Produto Interno Bruto (PIB), o consumo e a disponibilidade de bens culturais.
O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, considera que esta posição, que classifica de «muito honrosa», é o «reflexo dos investimentos da autarquia na educação, na formação, na cultura, nas infra-estruturas e na preparação do concelho para o desenvolvimento económico, através de projectos que estão em marcha e que irão ser colocados no terreno dentro de pouco tempo, como a Marina XXI e a Marca Nazaré».«Importa trabalhar esta posição», acrescentou ainda o autarca, salientando que, um dos próximos passos é a «criação do observatório sócio-económico local que procederá à análise do impacto de diversas variáveis (culturas locais, sazonalidade da procura, novas tendências populacionais, etc.) sobre a actividade turística.No distrito de Leiria, só o Município da Marinha Grande surge mais bem posicionado, em 16º. Depois da Nazaré, que ocupa a posição 33, surgem as Caldas da Rainha, em 34, a Batalha, em 25º e Alcobaça apenas em 68º lugar. PA
0 Comentários