Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

“Mobile” traz à ruaespectáculo de acrobacia e equilibrismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Companhia francesa monta a tenda no Centro Histórico de AlcobaçaDavid MarianoÉ um espectáculo de acrobacia e equilibrismo que vai fazer do Centro Histórico de Alcobaça um lugar de criatividade e expressão corporal: “Mobile” entra em cena no dia 14 de Setembro, às 16h 30, pela mão da companhia francesa Chabatz D’Entrar e vem mostrar como […]

Companhia francesa monta a tenda no Centro Histórico de AlcobaçaDavid MarianoÉ um espectáculo de acrobacia e equilibrismo que vai fazer do Centro Histórico de Alcobaça um lugar de criatividade e expressão corporal: “Mobile” entra em cena no dia 14 de Setembro, às 16h 30, pela mão da companhia francesa Chabatz D’Entrar e vem mostrar como se contrariam algumas das leis da gravidade. Nota: “Mobile” tem como subtítulo “Espectáculo de Pranchas” e é isso que podemos esperar, artistas a instrumentalizar pranchas de madeira numa tentativa de explorar a manipulação e a colocação no espaço através de combinações improvisadas e equilíbrio incerto. Não é um espectáculo simples e muito menos de uma companhia qualquer: a Chabatz D’Entrar, oriunda da localidade de Limousin, anda desde 1997 a fazer da província e do mundo rural um palco para os seus trabalhos e propostas, não só através das suas actuações, mas realizando também ateliers.

Há mais nesta companhia do que simples atrevimento gravitacional: a tradição das artes do circo e uma paixão de saltimbancos pelo exterior serão outras das componentes que poderemos contar em “Mobile”. No currículo da companhia já se contam inúmeros espectáculos de rua com recurso a fogo, efeitos pirotécnicos, espectáculos deambulatórios e actividades dirigidas ao público infantil, iniciativas no domínio claro das artes circenses. Além do desenvolvimento das artes de rua e do circo, a Chabatz D’Entrar cria ainda projectos no quadro da cultura, da formação e do lazer.Entre teatro de objectos, situações absurdas e movimentos de circo, “Mobile” abre assim um tempo onde a fragilidade do homem face à matéria faz todo o sentido. Eles garantem: a madeira cortada, seca e transformada em pranchas aparece viva e sensível. Debaixo dos pés, chia, escorrega, dobra, estica-se e permite o conjunto num “espectáculo de pranchas”. Como as crianças que jogam “Kapla” gigantes, três homens seguem o caminho de construções extraordinárias onde o equilíbrio está no limite, acontecendo apenas graças a um contra-peso, à ajuda de um entalhe antes que tudo oscile e se desmanche. Equilíbrios, dança de pranchas, móbiles articulados, malabarismos, acrobacias sobre andas, ocupam esse tempo aberto na direcção de inúmeras possibilidades. Por isso é necessário observar, sonhar, trabalhar, dar-se tempo, viver, questionar-se, até à última nota de música. Senhoras e senhores, o espectáculo vai começar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo