Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
17° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C
15° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C

Nazaré: de menina das 7 saiasa menina das 7 mini-saias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Legenda Carlos CoelhoCarlos Coelho especialista em gestão de marcas defendeClara BernardinoApesar de a Assembleia Municipal e a Câmara terem dito não à elevação da Nazaré a cidade neste momento, o Presidente da Câmara cumpriu o prometido: lançar o debate sobre o assunto, convidando vários especialistas. O primeiro a abrir o ciclo de conferências foi Carlos […]
Nazaré: de menina das 7 saias<br>a menina das 7 mini-saias

Legenda Carlos CoelhoCarlos Coelho especialista em gestão de marcas defendeClara BernardinoApesar de a Assembleia Municipal e a Câmara terem dito não à elevação da Nazaré a cidade neste momento, o Presidente da Câmara cumpriu o prometido: lançar o debate sobre o assunto, convidando vários especialistas. O primeiro a abrir o ciclo de conferências foi Carlos Coelhos, consultor do Programa “Imagens de Marca”, da SIC, cujo primeiro programa foi dedicado à Nazaré.O Salão Nobre dos Paços de Concelho encheu-se, no passado dia 22 de Julho, para ouvir Carlos Coelho que iniciou a sua intervenção salientando que “o que importa é reflectir quais são os pilares onde vai assentar” a Nazaré vila ou cidade. Segundo o especialista, esses pilares já fazem parte do dia-a-dia dos nazarenos e vêm do passado e da história da vila.

O 7, número simbólico, pois 7 são as saias, os mares e as cores do arco-íris, deve ser, na opinião de Carlos Coelho, uma das marcas a valorizar pela Nazaré, bem como o traje tradicional, a religiosidade, as lendas, o mar, a gastronomia, a paisagem natural e o canhão submarino que, em seu entender, devem afirmar-se como marcas da diferenciação territorial da Nazaré. «A Nazaré tem pilares para ser uma terra fantástica», concluiu Carlos Coelho.Durante a sua apresentação destacou, ainda, que este século é marcado pela imaterialidade, pois a maior parte das pessoas já tem um pouco de tudo e procura as “não coisas”, isto é, a beleza de uma paisagem, uma bela história, um bom prato. Por isso, a riqueza do património imaterial da Nazaré é uma mais-valia, pois é «um dos sítios com maior concentração de história no nosso País». «Há muitos milhões de pessoas dispostas a pagar para vivenciar isto», afirmou.Para tal, é preciso conferir um cunho de modernidade às tradições. «O futuro deve ser construído com base na genuinidade», ou seja, a “Nazaré antiga – menina das 7 saias deve modernizar-se e passar a usar 7 mini-saias”, aludindo à necessidade de a terra corresponder também às expectativas dos mais jovens que não se sentem atraídos pelo negro e pelo fatalismo do passado que envolve os trajes e a atitude das suas gentes.Carlos Coelho considerou que “o estatuto vila ou cidade não é um estatuto administrativo mas uma decisão identitária” e deu como exemplos Cascais e Oeiras, que por questões de turismo optaram por se manter como vilas e são hoje dos locais mais populosos e com melhor qualidade de vida do País salientando que estas duas localidades se modernizaram respeitando a sua história e adaptando-se à actualidade, acrescentando que “não há nada que se possa fazer que dependa do estatuto administrativo”. Como contraponto, apresentou a cidade de Santana, na ilha da Madeira, que não se desenvolveu por ser cidade, tendo que recorrer às suas tradições para conseguir algum desenvolvimento. Para o conferencista, a passagem do estatuto administrativo a cidade não implica o corte com as tradições «mas também não é o berço do desenvolvimento». Salientando que «o turismo vende histórias, não camas», defendeu que «o nosso passado não é uma peça de museu, é fonte de desenvolvimento».“O importante é criar uma marca e desenvolvê-la” para atrair mais população e mais turismo, salientando que também tem de existir a captação e interesse dos privados em investir no concelho.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n