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500 mil para promover Turismo na Região

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O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade apresentou na AMO, o programa “A Oeste tudo de novo”.“A Oeste tudo de novo” mas sem Alcobaça e Nazaré definidas numa Região turísticCarlos BarrosoO Turismo de Portugal (TP) apresentou na sede da Associação de Municípios do Oeste (AMO), o programa “A Oeste tudo de novo” que vai […]
500 mil para promover Turismo na Região

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade apresentou na AMO, o programa “A Oeste tudo de novo”.“A Oeste tudo de novo” mas sem Alcobaça e Nazaré definidas numa Região turísticCarlos BarrosoO Turismo de Portugal (TP) apresentou na sede da Associação de Municípios do Oeste (AMO), o programa “A Oeste tudo de novo” que vai divulgar um conjunto de eventos que vão decorrer na região Oeste, onde estão a ser investidos nesta área 3 mil milhões de euros, sendo que no primeiro ano serão apenas 500 mil euros assumidos pelo TP.

“Este investimento pode ser comparado ao do Algarve. Este ano pode ser duplicado com a inclusão das autarquias e da iniciativa privada. É possível transportar idêntica ambição para o Oeste”, disse o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.“Os três milhões de euros e a construção de 30 mil camas significa que esta região tem interesse para quem investe”, reforçou o governante que considera que “o Oeste faz parte da centralidade do país”.O governante disse também que se trata de “conjugar os eventos diferenciadores da região em articulação com os 12 municípios do Oeste”.“O que é fundamental é consolidar este esforço e esta oferta marcante”, frisou em declarações aos jornalistas.O membro do Governo de José Sócrates elogia também a mobilização de todas as 12 autarquias do Oeste, algo que no Algarve não foi possível fazer no ano de lançamento de iniciativa idêntica.“O Oeste foi uma das regiões escolhidas para esta aposta tendo em conta os seus importantes atractivos patrimoniais e culturais, bem como o forte investimento turístico privado de que a região tem sido alvo. Neste sentido, aliás, e tendo em vista a qualificação decisiva deste destino, alargámos a rede de escolas de hotelaria na região”. O programa “A Oeste tudo de novo” pode ser visualizado em www.visitoeste.com e pretende dar notoriedade a 36 eventos culturais, desportivos e gastronómicos que vão decorrer em 12 concelhos na região.O vice-presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa, afirmou que a ideia foi “juntar os eventos representativos e divulgá-los para chegarem ao consumidor final e para que os turistas venham ao Oeste ter uma nova experiência”.“O Oeste é um território com uma riqueza e diversidade que pode ser uma alternativa (aos tradicionais destinos) a Lisboa, ao Algarve e à Madeira”, considerou o responsável do Turismo de Portugal.O programa, que envolve um investimento de 500 mil euros, consta de uma campanha publicitária dirigida neste primeiro ano ao mercado interno e junto dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto.O presidente da comissão instaladora do pólo de desenvolvimento da região Oeste (ex-Região de Turismo do Oeste) salientou que o programa de valorização do Estado “vem na hora H” uma vez que “com a crise aumenta a margem de risco dos investimentos privados”.“Os projectos de golfe são projectos de enorme risco e que mudarão a face da região”, disse António Carneiro referindo-se aos investimentos que estão em curso nesta área.O programa abrange os eventos calendarizados para este Verão nos 12 concelhos da área da AMO onde se incluem Alcobaça e Nazaré que não integram o pólo de desenvolvimento turístico do Oeste mas o pólo de Leiria-Fátima.A questão levou o presidente da AMO, Carlos Lourenço, a sugerir que os dois concelhos passem a integrar o pólo do Oeste.“Estamos empenhados na mudança e na aposta determinante de criar uma nova imagem, de apresentarmos ao país uma oferta diferente e de muita qualidade e é neste programa que apresentamos, cujos 12 municípios estão empenhados que lhe iria solicitar a sua melhor atenção, porque não podemos continuar a andar ao sabor do vento e à vontade de um ou de outro coração. De uma vez por todas definam o pólo de desenvolvimento turístico do oeste, contendo Alcobaça e Nazaré porque assim poderemos dizer a Oeste tudo de novo”, afirmou.Segundo o porta-voz dos doze Municípios “A Oeste tudo de novo”, “é a afirmação de um território que se estende entre grandes aglomerados urbanos e pequenas aldeias. É a defesa de uma nova imagem, não só regional mas nacional e internacional. Temos potencial para isso e a acreditamos nele e para e por ele temos que trabalhar em conjunto”.Um outro pedido dos Municípios, Carlos Lourenço deixou sete ideias chave, enumerando o desenvolvimento de “propostas de consumo, distintivas e inovadoras, suportadas pela capitalização da vocação natural do destino; melhorar a qualidade de vida urbana, ambiental e paisagística; enquanto componente fundamental do produto turístico; desenvolver conteúdos distintivos e inovadores; realizar e captar novos eventos para a região; promover a criação de marcas regionais e sua promoção; apresentar um programa de qualidade, e promover a modernização empresarial”.Sobre as regiões de turismo e sem comentar se Nazaré e Alcobaça passaram para o Oeste, o secretário de Estado optou por dizer que quer “as novas regiões tenham dimensão e sejam interlocutoras da administração”, destacando por isso o trabalho das comissões instaladoras.“Queremos entidades regionais a funcionar no terreno a interagirem com o TP e a trabalharem com o Governo para promovermos este sector e este país”, reforçou.Com data marcada para Julho, a campanha de publicidade “A Oeste tudo de novo” assentará numa rede de mupies localizados nas regiões de Lisboa e Porto e em cartazes exteriores de formato outdoor na Região Oeste.Esta campanha publicitária será, numa primeira fase, orientada para o mercado nacional, para numa fase posterior alcançar o mercado externo, principalmente os países emissores de turistas para Portugal.

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