Paulo AlexandreA Requalificação da praia de Paredes de Vitória, em Pataias, deverá
ficar concluída no final deste mês.O vereador das Obras Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), Hermínio Rodrigues, recebeu garantias do empreiteiro quando à finalização da empreitada até ao dia 30. Apenas a parte norte, que inclui a descida desde a Capela de Senhora da Vitória até à Praia, não estará pronta no final deste mês.
Hermínio Rodrigues admite que existiram atrasos em relação ao previsto mas justifica-os com o facto desta intervenção de requalificação urbana ainda em curso ser mais do que uma operação cosmética pois para além de desaparecerem todos os fios na via pública, o centro de Paredes de Vitória estará pronto a receber os veraneantes como nunca antes, isto é, através de novos acessos à praia. Por outro lado, ficará ainda resolvido o problema que levou à perda da Bandeira Azul, o tratamento dos esgotos, domésticos.A empresa Águas do Oeste está, neste momento, a dar os últimos retoques à ETAR de Paredes de Vitória para onde serão enviados todos os esgotos que, até agora, ainda correm, embora com pouco significado para o rio que desagua na praia. A empresa que irá explorar este sistema de tratamento de águas residuais já iniciou os primeiros
testes ao funcionamento do sistema que deverá ter a funcionar dentro de poucos dias. Por enquanto, são os serviços da Câmara que recolhem os resíduos de uma fossa criada perto da praia de Paredes de Vitória, evitando que estes corram para aquela zona balnear.Paredes de Vitória continua a ser, a norte do concelho de Alcobaça, uma das praias mais procuradas no verão embora não tenha o que, para muitos, é uma garantia de qualidade, a Bandeira Azul que perdeu após análises desfavoráveis à água do rio que desagua na praia.As previsões da Câmara apontam para que no próximo ano a praia já esteja em condições de ser candidata, de novo, ao símbolo europeu de qualidade das águas e da areia.
0 Comentários