“Bullying” em qualquer escola perto de si!

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Se o termo Bullying, como actos premeditados e repetidos de violência física ou psicológica, praticados para intimidar ou agredir alguém, começa lentamente a entrar nos ouvidos da opinião pública, já o Ciberbullying permanece ainda na penumbra, embora já largamente praticado.Estes foram alguns dos conceitos abordados numa Acção de Sensibilização que o Centro Comunitário da Confraria […]

Se o termo Bullying, como actos premeditados e repetidos de violência física ou psicológica, praticados para intimidar ou agredir alguém, começa lentamente a entrar nos ouvidos da opinião pública, já o Ciberbullying permanece ainda na penumbra, embora já largamente praticado.Estes foram alguns dos conceitos abordados numa Acção de Sensibilização que o Centro Comunitário da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, em colaboração com o Agrupamento de Escolas da Nazaré e o Externato Dom Fuas Roupinho, levou a cabo no dia 15 de Maio de 2008, no Centro Comunitário da Nazaré.

Esta acção, apresentada pelo Psicólogo Clínico Dr. Carlos Carona e moderada pelo Juíz DesembargadorDr. Jacinto Mecavisou proporcionar uma reflexão sobre o tema, dotando os participantes de competências que lhes permitam identificar precocemente agressores e vítimas de Bullying, em casa ou na escola.Os destinatários são os pais, professores, auxiliares de acção educativa e população em geral com interesse no tema.Alvos e AutoresSeja qual for a actuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papéis que venham a representar:- alvos de Bullying – são os alunos que só sofrem BULLYING;- alvos/autores de Bullying – são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;- autores de Bullying – são os alunos que só praticam BULLYING;- testemunhas de Bullying – são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre. Os autores são, comummente, indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afectivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adoptar, inclusive, atitudes delinquentes ou criminosas.Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as consequências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os actos danosos contra si. São, geralmente, pouco sociáveis. Um forte sentimento de insegurança impede-os de solicitar ajuda. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo. A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Alguns crêem ser merecedores do que lhes é imposto. Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efectivamente aos actos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com frequência, ou abandonam os estudos. Há jovens que estrema depressão acabam tentando ou cometendo o suicídio.As testemunhas, representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as “próximas vítimas”. Apesar de não sofrerem as agressões directamente, muitas delas podem se sentir incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer. Algumas reagem negativamente diante da violação de seu direito a aprender em um ambiente seguro, solidário e sem temores. Tudo isso pode influenciar negativamente sobre sua capacidade de progredir académica e socialmente.

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