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Obras iniciadas na rotunda da Fervença

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Obras da futura rotunda da Fervença já são visíveis À entrada de Alcobaça David Mariano Por enquanto, os semáforos ainda estão lá, mas os semáforos vão dar lugar a uma rotunda no cruzamento da Fervença (entre a Estrada Nacional 8-5 e as estradas municipais Fervença-Casais da Vestiaria e Fervença-Montes), uma das principais entradas de Alcobaça. […]
Obras iniciadas na rotunda da Fervença

Obras da futura rotunda da Fervença já são visíveis

À entrada de Alcobaça David Mariano Por enquanto, os semáforos ainda estão lá, mas os semáforos vão dar lugar a uma rotunda no cruzamento da Fervença (entre a Estrada Nacional 8-5 e as estradas municipais Fervença-Casais da Vestiaria e Fervença-Montes), uma das principais entradas de Alcobaça. Após as marcações da obra, anteriormente anunciadas no Boletim Municipal de Agosto, a Câmara Municipal de Alcobaça veio agora dar conta do início das obras da Rotunda da Fervença (as quais podem ser confirmadas no próprio local).

Se os semáforos vão deixar de estar lá, é também porque “durante um tempo foram uma experiência que acabou por não correr bem e que se percebeu que era negativa”, declarou Gonçalves Sapinho, Presidente da C.M.A., ao Região da Nazaré. Segundo o autarca, chegou a pensar-se numa primeira hipótese construir duas rotundas naquela zona, contudo a solução de uma só rotunda foi a que acabou por vingar (ideia essa que veio do Eng. Carlos Margato, director das Estradas de Portugal em Leiria). “Pensamos que vai resolver os problemas de tráfego, circulação automóvel e fluição do trânsito”, acrescenta. Não só, Gonçalves Sapinho considera que “esta é uma aposta da Câmara e do ponto de vista urbanístico e rodoviário trata-se da melhor solução. Penso que tanto a Câmara de Alcobaça como a Junta de Freguesia da Maiorga e as Estradas de Portugal estão de acordo nisto.” Para quem não conhece, a Fervença é uma das “portas” privilegiadas da cidade de Alcobaça – especialmente para quem vem ou vai para a Zona Industrial do Casal da Areia, Nazaré ou A8. Para quem conhece, não esquece facilmente as vezes que já se deparou por ali com as habituais filas de trânsito em hora de ponta ou numa viagem de férias à praia. Como se explica então que tenha demorado todo este tempo? “Houve vários problemas ao longo destes últimos anos: muitas mudanças na direcção das Estradas de Portugal e os sucessivos governos de António Guterres, Durão Barroso e Santana Lopes não ajudaram”, justifica Gonçalves Sapinho. Ao líder da autarquia alcobacense perguntámos ainda se estão previstas mais algum tipo de obras deste género em outros pontos de acesso privilegiado à cidade. A resposta foi peremptória: “Estão previstas, sim, mas é algo sobre o qual não podemos acrescentar nada de momento”. Adjudicada e custeada pelas Estradas de Portugal (o valor dos trabalhos ronda os 210 mil Euros, segundo comunicado da C.M.A.), espera-se que o fim das obras e a consequente inauguração da Rotunda da Fervença aconteçam entre o final deste ano e o primeiro trimestre do ano que vem. Até chegar esse dia, os semáforos irão ficar por lá. Construção do IC9 avança Nazaré e Alcobaça vão ficar mais perto do interior É mais um passo decisivo na concretização do troço IC9 que irá ligar a Nazaré, Alcobaça e a EN1 (hoje conhecida como IC2): um despacho recente do Secretario de Estado adjunto e das Obras Públicas declarou a utilidade pública com carácter de urgência deste projecto e autorizou a posse administrativa das parcelas necessárias à sua construção. O concurso desta obra já tinha sido publicado em Dezembro de 2005, estabelecido com uma base de cinquenta milhões de Euros para um traçado de 17 quilómetros. Também para Gonçalves Sapinho, a importância deste troço é “inquestionável”. Por duas razões: “Serve de intersecção entre a A8 e a A1 e acaba por ligar Tomar, Batalha e Fátima à nossa zona.” Logo aqui se explica, portanto, a relevância turística que esta estrada pode vir a ter para ambos os concelhos de Alcobaça e Nazaré. Logo aqui se percebe também o papel que a A8 e a A1 (a “veia aorta rodoviária” do pais) ainda não foram capazes de ter junto da região. “As auto-estradas não resolveram o problema da EN1 e este troço pode ajudar a resolvê-lo”, reafirma o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. E adianta: “No plano turístico vai ser fundamental e foiuma solução pela qual sempre lutámos.” Quem quiser obter a informação necessária sobre as expropriações e as propostas das Estradas de Portugal para aquisição das parcelas por “acordo amigável” poderá fazê-lo no Edifício Estrela, Loja 3, na Azóia, em Leiria. Após uma série de questões ambientais ultrapassadas, o início das obras pode estar para breve, a adjudicação já foi feita e falta apenas a consignação.

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