Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
20° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

“Energias Limpas” e Globalização!

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Editorial António Salvador O Mundo é intrigante: na Revolução Industrial houve grandes empresas a ganhar muito dinheiro a poluir o Ambiente; agora, essas mesmas empresas estão a ganhar muito dinheiro a limpar o Ambiente. O Planeta Terra é uma Aldeia onde todos dependemos uns dos outros, juntos pelas comunicações e tecnologias, numa Economia Global de […]

Editorial António Salvador O Mundo é intrigante: na Revolução Industrial houve grandes empresas a ganhar muito dinheiro a poluir o Ambiente; agora, essas mesmas empresas estão a ganhar muito dinheiro a limpar o Ambiente. O Planeta Terra é uma Aldeia onde todos dependemos uns dos outros, juntos pelas comunicações e tecnologias, numa Economia Global de diferentes ciclos de crescimento.

O Universo tem um equilíbrio global baseado no desequilíbrio. Estamos interligados em ciclos e regiões. Ao poluir na China, prejudicamos a Europa e vice-versa. O Ambiente e as reservas são globais. As multinacionais, que se deslocam de Ocidente para Oriente, levando postos de trabalho, também fogem às leis de protecção do ambiente indo para países onde essas leis são menos rígidas. A electricidade ajudou a Globalizar o Mundo. Já imaginaram a vida sem energia: no frigorífico, no telemóvel, na TV e no carro? A maior fonte de energia é o Petróleo e o Gás (fósseis) em muitas variantes. Mas há outras fontes de energia bem conhecidas: a hidroeléctrica (água), o vento (moinho) e agora a Solar, ditas Energias Renováveis ou “limpas”. Temos de investir muito nestas energias e tornar o vento, o sol, a água (rios e mar) na principal fonte de energia, e temos de plantar árvores em grandes extensões para garantir a sobrevivência e o equilíbrio ambiental (oxigénio, humidade, alimentos, água, ar). É possível! As notícias globais aumentam: fala-se mais de aquecimento, poluição, tempestades, chuvas torrenciais, calor e gelo fora de época. É o que queremos para nós e para os nossos filhos? A questão é seria. Temos de agir rápida e globalmente. Todos podemos ajudar. Em casa, pode aquecer-se a água com energia solar. Quando for acessível, podemos ter placas solares e mini eólicas a produzir energia eléctrica. Os carros tendem a ser de electricidade, directa ou combinada. Já viu que pode proteger o ambiente e poupar dinheiro? Nas montanhas, há hélices a girar ao vento. No Alentejo, existe o maior parque de energia solar do mundo. Há placas solares para aquecer água. Já podemos aproveitar a energia das ondas! Tal como o vento e o sol, o mar é uma fonte inesgotável de energia. Na nossa costa, e em todo o país, haverá parques de ondas! Portugal tem boas condições para aproveitar estas energias, proteger o ambiente e desenvolver a economia. Instalar, produzir e distribuir estas energias é uma boa fonte de trabalho, rendimento e desenvolvimento económico. O Mundo é intrigante: podemos proteger o Ambiente e a qualidade de vida, criando riqueza. Há que aproveitar esta oportunidade!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Maçã de Alcobaça IGP não utiliza substâncias perigosas

A Associação de Produtores de Maça de Alcobaça - Indicação Geográfica Protegida veio a público esclarecer os consumidores sobre os produtos que utiliza na produção deste produto certificado, depois de uma notícia divulgada Pesticide Action Network. Um documento...

maca de alcobaca sustent