Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C

Articular o local com o regional

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Câmara da Nazaré apresentou “Plano Estratégico 2015” A Câmara Municipal da Nazaré (CMN) apresentou o “Plano Estratégico Nazaré 2015”, um estudo que servirá de base para o conjunto de projectos que a autarquia pretende candidatar aos fundos do Plano Operacional do Centro. A qualificação do turismo – quer ao nível das infra-estruturas, quer ao nível […]

Câmara da Nazaré apresentou “Plano Estratégico 2015” A Câmara Municipal da Nazaré (CMN) apresentou o “Plano Estratégico Nazaré 2015”, um estudo que servirá de base para o conjunto de projectos que a autarquia pretende candidatar aos fundos do Plano Operacional do Centro. A qualificação do turismo – quer ao nível das infra-estruturas, quer ao nível da prestação de serviços associados -, a valorização do património cultural, natural e imaterial, e a melhoria das acessibilidades, são algumas das principais linhas estratégicas apresentadas.

O estudo, apresentado perante uma audiência composta por dirigentes associativos, autarcas e empresários, estabelece como objectivo central para a Nazaré a sua afirmação como município dinâmico e atractivo, com visibilidade externa enquanto pólo turístico de qualidade e ancorando projectos inovadores que potenciem a relação homem/mar. Para alcançar este objectivo central, o plano no qual tem vindo a trabalhar o Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) apresenta um vasto conjunto de projectos nas áreas das acessibilidades, valorização urbana e ambiental, economia, educação e turismo. A marina, os recifes artificiais, a Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, a Escola das Profissões, a Casa das Artes, a Oficina da Ciência do Mar, a rede de lojas da Terra e do Mar, o Pinhal Mágico e o prolongamento da Estrada Atlântica até São Martinho do Porto, são alguns dos projectos que a autarquia pretende candidatar a financiamentos dos fundos comunitários. De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, o “Plano Estratégico Nazaré 2015” constitui “um documento aberto, flexível e dinâmico, em permanente actualização e inserido nas estratégias regionais em elaboração”. E no decurso da apresentação o documento recebeu algumas críticas particularmente vindas do vice-presidente da autarquia, Reinaldo Silva que levantou dúvidas em torno de alguns projectos apresentados pelo CEDRU. Para Reinaldo Silva o Pinhal Mágico – baseado na versão original do Bosque Animado de Oma, situado no País Basco -, dada a decoração artísticadas árvores, o projecto “não é para ser levado a sério, pois tem uma agressão visual muito forte”. As críticas de Reinaldo Silva estenderam-se ao “triângulo virtuoso” Praia/Pederneira/Sítio que o CEDRU define como potenciador do crescimento económico e social da Nazaré, mas que o autarca contraria, defendendo que “essa é uma visão muito redutora para o concelho” sublinhando que o “triângulo virtuoso” deverá assentar nos vértices de Nazaré/Famalicão/Valado dos Frades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados