Isabel Vigia e Odete João duas das deputadas à Assembleia da Republica que estiveram na Nazaré
Deputados eleitos pelo PS em Leiria visitaram porto da Nazaré
A realização de vários melhoramentos do porto da Nazaré foi garantida por deputados e responsáveis pelos portos nacionais
Isabel Vigia, Odete João e Carlos Lopes foram os três deputados eleitos pelo PS no Círculo Eleitoral de Leiria que no passado dia 2 estiveram de visita ao porto da Nazaré acompanhados por membros da administração local do porto e do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da “acostagem” aos problemas com que se debate infraestrutura ficou a garantia da realização de obras de melhoramento a decorrerem já este ano e no decurso de 2008.
Isabel Vigia, ex-vereadora na Câmara e ex-presidente da Comissão Política Concelhia da Nazaré do PS, não esconde a sua “satisfação” por ter recebido na resposta a um seu requerimento, apresentado “recentemente” na Assembleia da República, de que até ao final de Junho próximo o IPTM prevê que esteja colocada uma cobertura junto à “Docapesca”, local onde habitualmente os pescadores procedem ao arranjo das redes e de outros apetrechos da faina. Um melhoramento orçado em cerca de 30 mil euros e cujo prazo de execução está fixado em 40 dias, numa empreitada a levar a cabo através de um concurso limitado e por convite. Garantida para 2008 está a operação de dragagem e desassoreamento da barra e da entrada do porto – numa intervenção igualmente reclamada com “urgência” pela autarquia no final de Março junto da secretaria de Estado das Obras Públicas. Uma situação que já tinha motivado anteriores interpelações da autarquia às entidades competentes, solicitando que fossem adoptadas medidas que eliminassem os riscos inerentes para embarcações e pescadores. “A ausência dessas medidas torna a situação insustentável, cumprindo à autarquia apelar para a urgência e carácter inadiável dessas soluções”, sublinhava-se no documento enviado ao Governo e aprovado por unanimidade em reunião de executivo. Assegurado o compromisso de avançar para o desassoreamento, o deputado Carlos Lopes sublinhou que o conjunto de todas as intervenções previstas, visam proporcionar “melhores condições de trabalho aos pescadores”, apontando o parlamentar como data limite para a sua conclusão o “final da legislatura”. Instados a pronunciarem-se sobre o projecto da criação de uma marina de recreio, classificado como “uma âncora de desenvolvimento do concelho” pela Câmara Municipal da Nazaré (de maioria PSD), os deputados rosa apoiam a ideia, mas defendem que “deve haver uma discussão alargada”. Para a deputada Odete João, o projecto da marina deverá ser “bem pensado e integrado” de uma forma que a população se reveja “nele” e que o seu desenvolvimento resulte numa “mais valia em termos nacionais”. Cautelas igualmente reiteradas pela comitiva de parlamentares rosa no que diz respeito à desejada participação da autarquia e de outras instituições locais e regionais na gestão do porto, com a deputada Odete João a remeter para o Governo para uma decisão sobre essa pretensão, salientando, que “ela dependerá sempre da reorganização da administração pública e dos próprios ministérios”. Uma posição secundada por Isabel Vigia que adiantou estar a ser alvo de estudo “uma nova legislação para todo o país em relação à gestão dos portos, que provavelmente vai ser feita com parcerias, consoante os casos”.
0 Comentários