A pesca do corrimão é praticada tradicionalmente pelos pescadores nazarenos
Tipo de pesca tradicional continua fora da leiGrupo de Cidadãos Independentes quer que a pesca do corrimão seja regulamentada como pesca lúdicaJoana Fialho
A Câmara Municipal da Nazaré (CMN) vai enviar ao Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas uma proposta de enquadramento legal da pesca do corrimão, numa iniciativa do Grupo de Cidadão Independentes do Concelho da Nazaré na reunião camarária do passado dia 29 de Janeiro.
A pesca do corrimão é um tipo de pesca tradicional praticado sobretudo pelos pescadores nazarenos nas praias do concelho que, no entanto, não está previsto na lei, pelo que os praticantes têm sido punidos com coimas entre os 500 e os 3.500 euros. Para o Grupo de Cidadãos Independentes, “a peca do corrimão faz parte integrante dos valores sócio-culturais da comunidade piscatória nazarena”, acrescentando ainda que “esta actividade é exercida pelas comunidades piscatórias como meio de subsistência das suas famílias”, pedindo por isso a sua contemplação na Portaria nº. 868/2006, de 29 de Agosto. Esta não é a primeira vez que a autarquia nazarena tenta, junto da Administração Central, encontrar uma resposta para o enquadramento desta pesca centenária. Já em Agosto de 2005 a CMN tinha apresentado à Assembleia da República uma proposta de legalização da pesca do corrimão, argumentando que se trata “de uma pesca tradicional e amiga do ambiente” que “faz parte da memória e identidade dos pescadores nazarenos constituindo, por isso, um património cultural que se deve preservar e valorizar”. Quanto à nova proposta de enquadramento legal, Jorge Barroso, presidente da CMN, adverte que este é um processo complexo que levanta questões de sustentabilidade dos recursos marinhos. O chefe do executivo salienta ainda que os argumentos usados no passado, como o facto de serem capturados apenas peixes graúdos, “hoje já não são válidos”, sendo necessário “um esforço de pesca distribuído e qualitativo” como forma de salvaguardar a manutenção das espécies. A pesca do corrimão é praticada na praia, junto à rebentação, largando ao longo da costa uma linha com anzóis que é arrastada para o largo com a força das ondas. O pescador recolhe, depois, a linha com ou sem peixe agarrado. Este é um tipo de pesca em que o robalo é a principal espécie capturada e que se faz sobretudo na Praia do Norte.
0 Comentários