Ana Paula Vitorino esteve na Nazaré para falar de acessibilidadesGovernante Ana Paula Vitorino encontrou-se com militantes rosa de Leiria A Nazaré acolheu a governante para falar da Ota e do TGV e de uma linha do Oeste virada para o transporte de mercadorias Ana Paula Vitorino, membro do Secretariado Nacional do PS e secretária de Estado dos Transportes, esteve no passado sábado na Nazaré num plenário distrital de militantes do PS, para fazer um balanço do ano e meio de governação socialista, e na resposta a perguntas dos militantes, deu conta de um conjunto de projectos e investimentos que na sua área de actuação governativa estão canalizados para a região.
Neste sentido, Ana Paula Vitorino indicou um conjunto de investimentos que irão ser feitos no Porto de Peniche, cujas obras se encontram em fase de adjudicação. Todavia, os projectos da construção do aeroporto da Ota e do comboio de alta velocidade – vulgo TGV – constituíram o tema dominante da sessão, uma das muitas que o PS tem vindo a realizar por todos os distritos do país, com a participação de governantes. Ana Paula Vitorino, referiu que as obras na Ota serão “antecipadas para 2009”, tendo a conta a “urgente” necessidade de realização desta infra-estrutura. Quanto ao TGV a governante deu conta também da sua “necessidade”, e da sua rentabilidade económica e financeira, de acordo com os estudos já efectuados. As obras terão início em 2008, e o TGV possuirá uma ligação directa ao aeroporto da Ota e terá uma paragem na Barosa (Leiria), entre a Marinha Grande e Leiria.O presente e futuro da linha do Oeste foi igualmenteabordada pela dirigente socialista, ao assegurar que “os investimentos na linha vão continuar”, pese embora “a exiguidade de meios financeirospara intervir narede ferroviária nacional”.Ainda assim, e com uma “especial atenção” para com a indústria exportadora da região – em especial a industria vidreira da embalagem – Ana Paula Vitorino, anunciou que a ferrovia de mercadoriaspoderá sero destino preferencial daquela linha, na medida em que com a diminuição dasquotas de CO2 o transporte de mercadorias rodoviário vai ser fortemente condicionado.
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