Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.Estudo prévio lançado em Porto de MósDavid Mariano O Governo anunciou a adjudicação do estudo prévio para um novo traçado do IC2 entre Venda das Raparigas, freguesia da Benedita, e São Jorge, concelho de Porto de Mós. O anúncio formal decorreu em Porto de Mós na presença do Secretário de Estado-Adjunto das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Paulo Campos, e representa um investimento de 80 milhões de Euros só no lanço de 35 quilómetros que medeia estas duas localidades – já a obra total dispendida na remodelação do IC2 até Pombal rondará cerca de 200 milhões de Euros.
O início dos trabalhos está previsto para o segundo trimestre de 2009, após a conclusão do estudo prévio, e tem como principal objectivo a redução do conhecido índice de sinistralidade que apenas em 2007 registou a morte de duas dezenas de pessoas no troço referido. Segundo comunicado, a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) “vê com bons olhos este anúncio, ficando na expectativa da execução dos trabalhos, uma vez que em sucessivas reuniões como Ministros e Secretários de Estado da tutela, este tem sido sempre o primeiro ponto da agenda.”Para Daniel Adrião, vereador socialista da autarquia na oposição, espera-se igualmente uma “alteração profunda em todo o IC2, estrada com um dos maiores níveis de acidentes rodoviários, o que justifica uma intervenção profunda nesta área.” Foi o próprio a adiantar: “Não é possível resolver com o presente traçado os problemas de sinistralidade actual, pelo que é importante que surja uma alternativa ao IC2; a qual constituirá basicamente uma nova estrada.” Quanto a Rogério Raimundo, vereador comunista também na oposição, alerta o Município para assumir um “estado de vigilância permanente nesta questão, que deve ser tratada dentro dos interesses urbanísticos do concelho.” Sendo o IC2 uma via que está mais centrada no concelho de Alcobaça no limite do troço anunciado, o autarca pediu ao executivo para não dar hipótese de acontecer aqui o mesmo que aconteceu no caso do TGV com a Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE).Neste estudo prévio, prestes a arrancar, ficarão ainda definidas as intervenções a realizar em empreitada subsequente, as quais poderão significar alargamento de via ou construção de alternativas a poente e a nascente. Outra das propostas em cima da mesa é a construção de passagens superiores e cruzamentos desnivelados. A CMA, aliás, relembra que em 2003, momento da inauguração da Avenida da Igreja, na Benedita, e da respectiva inserção na EN1, o Presidente Gonçalves Sapinho promoveu uma deslocação com o Secretário de Estado da altura, Vieira de Castro, aos cruzamentos mais perigosos da EN1 em território municipal, locais onde ambos foram recebidos pelos respectivos Presidentes de Junta de Freguesia.IC2: uma das piores marcas da região Conhecida como uma das estradas com maior índice de sinistralidade do país, o IC2 regista anualmente a morte de dezenas de pessoas em acidentes rodoviários. Atravessado diariamente por milhares de veículos, grande parte dos quais pesados de mercadorias, é uma das vias que mais contribui no distrito de Leiria para uma das piores médias do país: 14 mortos por cada 100 mil habitantes, enquanto a restante marca nacional é de oito mortos pelo mesmo número de habitante (ou seja, perto do dobro). Só na madrugada de 14 de Agosto deste ano, um choque frontal entre um camião de mercadorias e um ligeiro de passageiros causou cinco mortos e um ferido grave, junto ao cruzamento das Redondas (freguesia de Turquel). Em declarações ao Região da Nazaré à data, Fernando Fialho, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Benedita, revelou que os acidentes mais frequentes no IC 2 derivam, na sua maioria, do excesso de velocidade e de manobras perigosas como as ultrapassagens.
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