As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da água balnear com base em dados públicos oficiais recolhidos pelas Administrações Regionais Hidrográficas, destacando exclusivamente os locais que, ao longo dos últimos cinco anos, apresentam classificações consistentes de “excelente”.
Este ano foram distinguidas 425 zonas balneares em todo o país, das quais 363 costeiras, 48 interiores e 14 de transição. Numa altura em que se registam descidas acentuadas nalgumas regiões, como a do Norte (com menos 13 galardões), o concelho da Nazaré destaca-se por manter o rigor e os elevados padrões de qualidade, vendo as suas duas praias novamente reconhecidas.
Este reconhecimento representa o resultado de um trabalho contínuo na gestão ambiental, monitorização da qualidade da água e sensibilização da população. É também mais um passo no caminho da sustentabilidade e do turismo responsável, possível graças ao esforço conjunto de várias entidades, desde os serviços municipais às autoridades de saúde, concessionários, nadadores-salvadores, bem como ao comportamento cívico dos utentes das praias.
Os serviços da autarquia reafirmam, assim, o seu compromisso com a preservação do património natural e com a valorização ambiental, assegurando que a Nazaré se mantém como um destino de excelência, seguro e sustentável para todos.
0 Comentários