Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C

Inauguradas duas das maiores obras de sempre do município de Alcobaça: ALEB e Panorama

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A data de 28 de março de 2025 ficará para sempre marcada na história do município de Alcobaça, já que, na presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, foram inauguradas as duas maiores obras municipais de sempre: a Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), e o Panorama, o novo Multiusos do concelho de Alcobaça. […]

A data de 28 de março de 2025 ficará para sempre marcada na história do município de Alcobaça, já que, na presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, foram inauguradas as duas maiores obras municipais de sempre: a Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), e o Panorama, o novo Multiusos do concelho de Alcobaça. Dois projetos estruturantes que, segundo adiante o município em comunicado, “refletem a visão de progresso e a coesão do território”.

Com 53,7 hectares, a 1.ª fase da ALEB já dispõe de 73 lotes prontos a ocupar. Com uma localização estratégica, e devidamente enquadrada na Serra de Aire e Candeeiros, o investimento superou os 9,5 milhões de euros e irá afirmar a Benedita como um polo industrial de referência, em setores característicos como a pedra, a cutelaria, o calçado, a marroquinaria, a panificação, entre outros.

O antigo MercoAlcobaça deu lugar ao Panorama – Multiusos de Alcobaça, um local de encontro para todo o concelho e para todas as gerações. Resultado de um investimento de 6,5 milhões de euros, este espaço servirá de palco para eventos culturais, desportivos, sociais e económicos.

O espaço tem como Diretor Artístico e Programador um rosto bem conhecido do meio cultural, que partilhou a sua visão ambiciosa para o projeto, Nuno Gonçalves, membro dos The Gift, que partilhou nas suas redes sociais um texto sobre esta nova função que agora carrega.

“Entro neste projeto como todos os que entrei na minha vida. A começar do zero”, afirmou no discurso da cerimónia, relembrando experiências passadas, desde os primeiros passos com os The Gift no Bar Ben até ao encerramento do Clinic, após sete anos de eventos marcantes. “Sei que o caminho aqui no Panorama será inclinado. Mas também sei que para os grandes desafios são necessárias as forças de todos”.

O Panorama nasce com o objetivo de ser um marco na região, promovendo eventos culturais e desportivos de relevo e atraindo visitantes. “Quer trazer grandes artistas, grandes eventos, quer fazer com que Alcobaça seja mais visitada, mais usada, mais aproveitada”, sublinhou.

Destacou também a importância da comunidade na concretização deste projeto. “Serão as plateias cheias que vão determinar o futuro e o sucesso deste espaço e desta nova filosofia de pensar a cultura em Alcobaça. É aí que cada um é importante. Na divulgação, no vestir a camisola de Alcobaça.”

Com uma localização estratégica a pouco mais de uma hora de Lisboa, o Panorama tem potencial para descentralizar eventos culturais e desportivos, tornando-se uma alternativa viável para produtores. “Trazer a Alcobaça todas as músicas, todas as artes, humor, o desporto. Fazer acontecer, divulgar o que por cá se faz. Dar espaço e espaços para que bandas e associações do concelho possam ter uma casa para criar, para desenvolver ideias e sinergias”, reforçou.

O diretor artístico frisou ainda a necessidade de escolhas rigorosas na programação, garantindo continuidade e qualidade para fidelizar o público. “Aos poucos vamos criando rotinas de hábitos de cultura. Aos poucos vamos fomentar a criação, dar palco aos que pedem palcos para lá dos grandes centros urbanos.”

Com uma missão clara de integrar a comunidade e projetar Alcobaça para além das suas fronteiras, o Panorama inaugura-se com um lema inspirador: “A partir de hoje, quem passa por Alcobaça não passará sem aqui tocar, não passará sem aqui jogar, não passará sem aqui ganhar. Não passará sem aqui voltar. Ganhará Alcobaça. Ganharemos todos.”

Já o município, agradecendo a algumas pessoas e entidades por este dia histórico para o concelho, deixou nas suas redes sociais o seguinte comunicado:

“Uma palavra de agradecimento ao Exmo. Sr. Ministro da Economia, Pedro Reis, que nos honrou com a sua presença, bem como aos Srs. deputados da Assembleia da República, aos presidentes das juntas de freguesia, aos empresários e aos representantes das associações sociais, culturais, educativas e desportivas.

Para o Sr. Primeiro-Ministro – um amigo de longa data que infelizmente, por motivos de saúde, não conseguiu marcar presença – um forte abraço, na certeza de que brevemente poderá testemunhar com seus olhos estas duas grandes obras, não apenas para o concelho de Alcobaça, mas para toda a região.

Um abraço para a Dra. Isabel Damasceno, presidente da CCDR-Centro, uma amiga do concelho de Alcobaça que muito nos apoiou na concretização destes dois grandes projetos.

Uma palavra de agradecimento aos meus antecessores, Dr. José Gonçalves Sapinho e Dr. Paulo Inácio, que com a sua visão muito contribuíram para a concretização destas duas obras. A todos os colaboradores do Município, que foram incansáveis para que este dia fosse de orgulho e de celebração.

Desde que assumimos funções, estamos a dotar o concelho de uma nova visão, ampla, capaz de potenciar as suas mais-valias.

Com estas duas inaugurações, Alcobaça reforça os seus três pilares estratégicos: Felicidade, Território, Economia.

Só através da união e da coesão enquanto comunidade é que podemos crescer e aspirar a novos horizontes. Vamos continuar a trabalhar juntos para que o nosso concelho continue a ser um palco de sonhos, um lugar onde a educação, a cultura, o desporto e a economia florescem. Onde cada um de nós deixe e encontre um pedaço de si e seja feliz”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Autarcas de Alcobaça apelam a mais investimentos ao Ministro da Economia

Aproveitando a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, os autarcas locais apresentaram alguns dos seus pedidos para a região. Durante a cerimónia de inauguração da ALEB, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, aproveitou para...

ministro

TGV em Alcobaça poderá demolir mais de 40 habitações

A futura Linha de Alta Velocidade (TGV) irá impactar seis freguesias do concelho de Alcobaça, e a CFM está a ouvir os respetivos presidentes de junta para conhecer as suas opiniões e as preocupações dos fregueses. O presidente da Junta de Freguesia de Turquel, José...

TGV

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita