Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C
-1° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C

Hidrogénio verde para descarbonizar a indústria da região quer associar-se à marca Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré suspendeu o procedimento promovido pela empresa Rega Energy, que representa um investimento de 150 milhões de euros para descarbonizar indústrias da região, até novos desenvolvimentos da Unidade de Produção de Energia Renovável para auto consumo prevista para Fanhais, na freguesia da Nazaré. A empresa promotora do investimento, a Reganazaré SA apresentou […]

A Câmara da Nazaré suspendeu o procedimento promovido pela empresa Rega Energy, que representa um investimento de 150 milhões de euros para descarbonizar indústrias da região, até novos desenvolvimentos da Unidade de Produção de Energia Renovável para auto consumo prevista para Fanhais, na freguesia da Nazaré.

A empresa promotora do investimento, a Reganazaré SA apresentou um pedido de informação prévia para a instalação do parque eólico e fotovoltaico no norte do concelho, e, em paralelo, tem a decorrer um pedido de reconhecimento de estatuto de potencial interesse nacional deste investimento, tendo o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, sido convidado a participar numa reunião, a agendar, da Comissão Permanente de Apoio ao Investidor.

O projeto Nazaré Green Hydrogen Valley integra outro cuja finalidade é a substituição do consumo de gás por hidrogénio num vasto conjunto de unidades industriais.

Na Nazaré será instalado o Parque hidrido, composto por 40MW de produção elétrica renovável e 40MW de produção elétrica renovável fotovoltaico.

A produção de energia elétrica limpa, com origem em renováveis destina-se a alimentar uma unidade industrial de produção de hidrogénio a instalar no Município da Marinha Grande.

Este projeto, que alinha com a estratégia nacional de atingir a neutralidade carbónica até 2050, representa um investimento de 150 milhões de euros e envolve quatro concelhos do distrito de Leiria (Nazaré, Leiria, Marinha Grande e Alcobaça).

O terreno apontado para receber o parque esta classificado, no PDM, como espaço florestal, o que significa que está protegido como área verde dominante, salvaguardando a topografia do solo e o coberto vegetal, importante para a defesa da paisagem e para o equilíbrio ecológico.

No entanto, o PDM da Nazaré não prevê qualquer condição para a instalação de um parque eólico ou fotovoltaico já que a realidade das energias renováveis é recente e posterior à elaboração do Plano em vigor.

O parecer técnico da Câmara sugere que em caso de viabilização do projeto como relevante para a economia local, a Autarquia deverá, juntamente com a CCDRLVT, as condições em que se pode promover a alteração ao PDM.

O vereador do Ambiente, Orlando Rodrigues (PS), manifestou muitas reservas relativamente ao projeto devido à “área substancial” de desbaste florestal, tendo afirmado que o mesmo “não trará grandes benefícios às empresas da Nazaré”, comparativamente a área industrial de outros concelhos, como a Marinha Grande.

O projeto é desenvolvido por um consórcio de oito empresas que englobam o setor dos cimentos (Cimpor e Secil), o setor do vidro (BA Glass, Crisal e Vidrala), e outras, na área da água ou do gás natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Detido para cumprir três anos de prisão

Um homem de 37 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva de três anos, após condenação por crime de ofensas à integridade física qualificadas praticadas em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, foi detido pela PSP da...

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao